Blog

  • Casos de Sucesso
  • /
  • Case de sucesso: a solução da Support de estrutura secundária resiliente para CCAB 

Case de sucesso: a solução da Support de estrutura secundária resiliente para CCAB 

A CCAB Agro é uma empresa brasileira formada por agricultores, em modelo de gestão empresarial, que oferece tecnologia em produtos fitossanitários genéricos e biológicos. Em dezembro de 2016, passou a fazer parte de uma plataforma global, com a entrada do grupo francês InVivo, também formado por cooperativas de agricultores. Com a entrada da InVivo, a CCAB, que já era a maior aliança de cooperativas da América Latina, tornou-se também a maior companhia de registro de defensivos agrícolas genéricos do país. Atualmente, seu portfólio conta com cerca de 110 produtos para diversas culturas agrícolas, em diferentes fases de registro.  

A parceria da CCAB com a Support não é de hoje! Desde 2017, após a indicação da Microsoft como referência para resolver questões ligadas à produtividade, a CCAB conta com a Support para a implementação de projetos e melhoria da sua infraestrutura.  

Mais recentemente, o desafio era encontrar uma solução que mantivesse as atividades vitais rodando em caso de indisponibilidade de TI sem a perda de dados. E é esse case de sucesso que convidamos você a conhecer agora. Boa leitura! 

Os desafios 

Além de uma estrutura secundária resiliente, que mantivesse a estrutura funcionando em caso de perdas técnicas, também era do interesse da CCAB que a experiência do usuário fosse totalmente transparente.  

Tecnicamente, foi necessário lidar com o desafio de replicar o ambiente local para a nuvem usando o mesmo endereçamento de rede. Ao mesmo tempo, manter esse ambiente autossuficiente, sem depender de estrutura local. 

A solução 

Após a avaliação dos desafios e análise das necessidades da companhia, chegou o momento da Support definir como atuar no projeto. Para isso, foi escolhida a solução Microsoft Azure Site Recovery, que ajuda as empresas a manterem os negócios mesmo durante indisponibilidades de T.I. 

Isso porque o Azure Site Recovery conta com processos de replicação, failover e replicação, que contribuem para manter os negócios em execução durante quedas de sistema e/ou outros incidentes não planejados.  

Outra vantagem da solução é a realização de backups rápidos em nuvem. Isso significa que, caso aconteça algum imprevisto, as informações estão salvas e são sincronizadas de maneira rápida ao sistema.  

Para implementar a solução, a Support integrou a rede do cliente permanentemente com o data center da Azure, reduzindo a perda a não mais que 5 minutos. Como vantagens da solução, é possível destacar: 

  • simplicidade de implantação e gerenciamento;
  • minimiza tempo de inatividade;
  • recuperação confiável; 
  • redução com custos de infraestrutura;  
  • garantia de conformidade; 
  • disponibilidade de aplicativos durante a recuperação. 

O projeto 

Para resolver as questões propostas, foi estruturada uma arquitetura de redes e criado um roteamento especial dentro do Microsoft Azure, a fim de que os softwares e as estações de trabalho permanecessem idênticos. Além disso, também foi feita a opção em aliar ao ambiente a tecnologia de VPN C2S.  

O trabalho de replicar as máquinas virtuais também se aplicou aos hosts físicos, o que garantiu um tempo de replicação de apenas 5 minutos.  

Com agilidade, técnica e qualidade no atendimento, desenvolvemos o projeto em parceria com a CCAB desde a definição dos objetivos, levantamento de custos, preparação do ambiente on-premises, configuração dos ativos e criação do ambiente. 

Os resultados 

Além de todo o trabalho de desenvolvimento, faz parte do atendimento da Support acompanhar a manutenção, fornecer suporte e realizar testes para garantir o bom funcionamento da solução.  

Agora, os sistemas da CCAB precisam apenas de 1h26 minutos para o ambiente estar testado e disponível, pronto para uso produtivo, sem perda de dados maiores do que 5 minutos – ao contrário das 72 horas anteriores à ação da Support.  

Vale destacar que o valor investido na solução corresponde a menos de 1% do investimento necessário no caso de perda de dados em casos de paradas superiores a 24h.  

Com esse trabalho estratégico, garantimos a satisfação do cliente e uma parceria de sucesso que só tende a crescer! 

Precisa de ajuda com sua infraestrutura ou mais segurança para seus dados? Faça como a CCAB e conte com o time de especialistas da Support.  

Clique aqui e marque um horário com a gente! 

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Copilot

IA e Cybersegurança: Dados protegidos com o Copilot

À medida em que a era digital se expande, a segurança de dados se torna uma preocupação crítica para organizações …

IA; Análise de Dados

Como potencializar estratégias de mercado com IA e Análise de Dados 

A era da informação deu lugar à era da inteligência. No mundo dos negócios, a capacidade de transformar dados em …

CASE DE SUCESSO: gestão eficiente de dados e e-mails para Sumig 

A Sumig, empresa líder em soldagem manual e robotizada na América Latina, sediada em Caxias do Sul e com filiais …

Colaboração Remota

Transformação digital em ação: como reinventar a colaboração empresarial 

A colaboração eficiente tornou-se um pilar essencial para o sucesso empresarial, principalmente em equipes distribuídas. A Support, impulsionada por sua …