Blog

  • Segurança
  • /
  • A importância do backup e de manter os dados seguros

A importância do backup e de manter os dados seguros

A importância do backup e recuperação de dados

Os dados são considerados os bens mais preciosos de um negócio e ter informações disponíveis quando necessário, auxilia na tomada de decisão e traz vantagens competitivas frente à concorrência. Perder documentos estratégicos e orientações sobre os clientes, por exemplo, pode representar um expressivo prejuízo, além de muita dor de cabeça.
 
O backup, que é a cópia de segurança dos dados, tem a finalidade de restaurar os arquivos online originais caso sejam perdidos e, assim, preservar o conhecimento da empresa. As informações importantes do seu negócio estão realmente protegidas? Você tem certeza que pode restaurá-las quando necessário? Desenvolvemos esse artigo para auxiliar com essa reflexão.

A importância do backup 

O backup das informações não é realizado com a eficiência e constância que deveria. Os motivos são muitos, como a rotina acelerada, o desconhecimento das ferramentas de backup, a não documentação do processo, o não mapeamento das responsabilidades de monitoramento, testes de restauração e validação da proteção de todas informações relevantes, entre outros tantos.
 
Então, a responsabilidade com os processos e testes efetivos de backup é o primeiro passo para garantir o sucesso. Armazenar os dados em um único local também é indicado, afinal backup automático e recorrente, com periodicidade de acordo com a necessidade de cada negócio, é uma maneira eficiente de evitar que informações estratégicas sejam perdidas por um acidente ou uma invasão ao sistema.
 
No mercado, há muitas opções de softwares que oferecem criptografia de dados e programação automática de cópias de segurança. Escolher uma ferramenta e um método adequado envolve tecnologia segura, praticidade e análise dos custos, cada empresa tem especificidades que vão impactar na decisão. 

Tipos mais comuns de backup

Existem alguns tipos comuns de backup: 
O Backup Total abrange na íntegra todos os arquivos e diretórios existentes no servidor, então, se há necessidade de restaurar arquivos isso pode ser feito facilmente. Um ponto negativo é que o processo é mais demorado e demanda mais espaço de unidade de rede.
  
O Backup Incremental é uma opção que mantém múltiplas versões de cópias e não apenas a última, cada arquivo é armazenado, depois são inseridos sucessivos backups das informações modificadas nele. Pode ser mais rápido e requer menos espaço de unidade de rede, mas para restaurar arquivos completos, é necessário ter os backups incrementais disponíveis.
 
Já o Backup Diferencial é uma junção de todas as alterações feitas desde o último backup. É mais rápido que os outros métodos, porém, para restaurar todos os arquivos ou um arquivo individual pode levar, consideravelmente, mais tempo.

Backup em nuvem:
O backup em nuvem, totalmente online, atualmente é considerado o mais seguro, prático e econômico. Representa menos despesas com hardwares e não é necessário espaço físico para o armazenamento dos dados, também há a opção de automatizar as rotinas de cópias de segurança. As informações armazenadas na nuvem ficam protegidas, com possibilidade de serem recuperadas quando necessário.
 
Uma opção de backup em nuvem completa possui avaliação dos principais ativos a serem protegidos, planejamento da política de backup adequada, configuração do ambiente, monitoramento periódico de funcionalidades e amplo suporte para a recuperação de dados quando necessário.
 
Conheça o Support Cloud Backup, que com o uso da nuvem Azure, faz backup de dados, de aplicações ou até mesmo de servidores inteiros com uma camada de serviços completa.

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Zero Trust: a estratégia de segurança em TI que você precisa adotar

Você sente que seu ambiente interno de cloud está seguro pelos seus funcionários? As empresas costumam usar um modelo de …

blank

Como aumentar a produtividade de equipes e negócios 

Manter o foco e a produtividade pode ser um desafio para equipes que trabalham online. Conversas de bate-papo constantes e …

blank

Support marca presença no evento One Latam 2022 

De 6 a 9 de setembro, a Support marcou presença no One Latam 2022, o evento anual mais exclusivo promovido …

blank

Quais são tipos de backup e como saber qual é o melhor? 

Diferentes tipos de backup podem ser utilizados para situações distintas. Mas, afinal, qual é a diferença entre eles? Como saber …