Blog

As vantagens de migrar seus servidores para a Nuvem

Vantagens de migrar servidores para Nuvem - Support.

A transformação digital já é realidade para muitas empresas que buscam, o quanto antes, aprimorar os seus processos com o auxílio da tecnologia. Uma das tendências para otimização de serviços é a migração do servidor tradicional, chamado de Data Center, para a Nuvem.

O processo de modernização traz diversos avanços para o negócio em relação ao modelo atual empregado. Os tradicionais Data Centers, que consistem em uma estrutura física que abriga os recursos de armazenamento e gerenciamento, em muitos pontos já são considerados obsoletos. Apesar de ser uma forma de centralizar as ações da empresa, a opção possui muitas desvantagens em relação as novas tecnologias disponíveis.

Os problemas dessa estrutura iniciam por um dos pontos que mais preocupam as empresas, o alto custo de manutenção dos softwares e hardwares. Além disso, para um bom funcionamento é fundamental possuir uma mão de obra especializada e uma maior atenção da equipe de TI. A perda de informações por danos aos equipamentos e servidores e a limitação de armazenamento também são problemas recorrentes das empresas que ainda optam por permanecem com um modelo de servidores locais.

Em contraponto as dificuldades vividas pelas empresas, a Nuvem, que se define por uma vasta rede de servidores remotos que operam como um único ecossistema, oferece a possibilidade de rodar o servidor e suas aplicações de forma online com mais facilidade de acesso e de com maior flexibilidade nos processos. Confira mais alguns pontos intangíveis para o negócio:

– Alta disponibilidade: diferente dos tradicionais Data Centers, a nuvem permite que cada unidade de negócio acesse sem dependências adicionais os recursos da nuvem. Com isso, é possível eliminar os casos, tão comuns, de indisponibilidade geral quando da ocorrência de um incidente no datacenter principal.

– Flexibilidade: a solução ofertada pela Microsoft permite a contratação no momento da sua real necessidade. Ou seja, desobrigando a empresa a executar altos investimentos iniciais com base na previsibilidade de consumo.

– Elasticidade: esse é um dos grandes diferenciais da Nuvem em relação aos tradicionais softwares e hardwares. Com essa tecnologia, é possível adquirir novos recursos em poucos minutos, seja para rodar novas aplicações de negócio, eliminando a necessidade de aquisições específicas e a demora de execução.

– Segurança: existem diversos fatores que contribuem para uma maior segurança em comparação com os servidores locais. Como, por exemplo, a ausência do risco de roubo ou de dano de equipamentos, além do isolamento de dados vindos de conexões não-seguras. Na Nuvem, os dados armazenados são criptografados para garantir uma camada extra de proteção para informações confidenciais ou estratégicas.

– Economia financeira: sem a necessidade de uma manutenção frequente, o custo para manter o servidor na Nuvem é muito menor que o empregado para os softwares tradicionais. O mesmo argumento serve para a questão de interrupções, que são tão frequentes nos Data Centers, mas que não ocorrem no ambiente digital, diminuindo assim custos também neste quesito.

Todas essas vantagens citadas fortalecem ainda mais o argumento de realizar a modernização com a migração dos servidores para a Nuvem. Quer saber como a sua empresa pode realizar essa transição? Então, acesse clicando aqui. 

Em caso de qualquer outra dúvida, entre em contato com um dos especialistas da Support, teremos muito prazer em te ajudar.

Leia mais: 
Como mover os seus servidores para a Nuvem? 

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Case de sucesso: a solução da Support de estrutura secundária resiliente para CCAB 

A CCAB Agro é uma empresa brasileira formada por agricultores, em modelo de gestão empresarial, que oferece tecnologia em produtos …

Indicadores de produtividade: quais os principais e como implementá-los

Os indicadores de produtividade são métricas importantes para entender e acompanhar o trabalho que está sendo feito em sua empresa …

Zero Trust: a estratégia de segurança em TI que você precisa adotar

Você sente que seu ambiente interno de cloud está seguro pelos seus funcionários? As empresas costumam usar um modelo de …

Como aumentar a produtividade de equipes e negócios 

Manter o foco e a produtividade pode ser um desafio para equipes que trabalham online. Conversas de bate-papo constantes e …