Blog

  • Artigos
  • /
  • Como mover os seus servidores para a Nuvem?

Como mover os seus servidores para a Nuvem?

Um dos grandes desafios para qualquer negócio, nos últimos tempos, é a transformação digital com a utilização de novos recursos no lugar de tradicionais softwares. Essa mudança estrutural, com a utilização da Nuvem, proporciona uma redução de custos, segurança e um maior controle dos processos de armazenamento e gerenciamento.

Com todas essas vantagens à vista, a grande questão para os empreendedores fica em: Como mover os seus servidores para a Nuvem, de forma pouco custosa? Com o intuito de esclarecer um pouco sobre esta transformação digital, a Support, especialista em soluções em TI, preparou uma relação de etapas que são feitas para aplicação dessa modernização.

  • Avalie e planeje:

O primeiro ponto que deve ser feito, juntamente com o seu especialista, é elaborar um plano de migração, analisando as cargas de trabalho, desempenho de aplicativos, tráfego de rede e outras métricas. Com isso, fornecendo ajustes e orientações para otimização de aplicativos.

  • Implemente a base e migre os seus recursos:

Provisionamento do ambiente e dos recursos contratos para a camada de aplicação. Projetar como os diversos componentes do aplicativo vão interagir em um processo de migração, em conjunto com o desenvolvedor.

  • Crie uma rotina de manutenções e validações de configuração:

Após a efetivação da modernização do Data Center, é momento de gerenciar os servidores, mantendo a plataforma operacional atualizada.

Dentro desta etapa, o especialista precisa de atentar a alguns pontos:

– Assegurar que os sistemas operacionais estejam sempre atualizados;
– Garantir que os clientes estejam recebendo recursos pré-configurados, com as políticas de acesso adequadas;
– Firmar o acesso contínuo aos recursos caso alguma senha seja esquecida ou inapropriada;
– Auditoria, registro em log e solução de problemas em todas as operações e alterações na implantação.

  • Aplique e gerencie recursos de segurança:

Avaliação de segurança dos recursos em nuvem, sugerindo as melhores práticas em itens como backup, proteção de endpoint, senhas, permissões de arquivos, entre outros.

  • Monitore recursos e consumo:

Monitoramento completo de VMs, utilização de CPU, uso de memória, IOPs de armazenamento e desempenho do sistema operacional. Inclui o monitoramento de desempenho do aplicativo e da operação, além de painéis de controle e relatórios sobre a integridade do sistema.

  • Avalie melhorias de forma recorrente:

Periódica avaliação dos recursos consumidos e adequações de dimensionamento, objetivando a otimização do investimento e performance das aplicações.

  • Crie um canal de suporte efetivo:

Depois da realização de todo o processo de implementação, é fundamental se manter conectado com o seu especialista para perguntas frequentes, configuração, informações sobre qualquer interrupção e, até mesmo, a contratação de novos recursos.

A modernização para um ambiente digital se faz mais necessária a cada dia. Além de ser importante para o desenvolvimento do negócio, essa transformação proporciona diversos benefícios. Quer saber ainda mais ou implantar na sua empresa? Então, entre em contato com a Support e fale com um dos nossos especialistas.

Leia mais:
As vantagens de migrar seus servidores para a Nuvem

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conteúdo relacionado

Windows 365: o seu PC na nuvem – nós testamos!

Você já deve saber o que é o Windows 365. Mas, se você ainda não conhece, vale relembrar: o Windows …

blank

Lei Geral de Proteção de Dados: se adequar também traz vantagens competitivas para seu negócio

Quando se trata da Lei Geral de Proteção de Dados, muito se fala sobre a necessidade de adequação para evitar …

blank

SOPHOS Firewall: o que é e por que investir?

Você conhece a solução SOPHOS Firewall? A plataforma oferece proteção de nova geração e segurança cibernética e de nuvem integrada. …

blank

BaaS: o que é?

Você já deve saber a importância da realização de backups regulares para a segurança e saúde do seu negócio, certo? …