Blog

  • Produtividade
  • /
  • TI e o modelo híbrido: quais são os próximos desafios desse modelo de trabalho?

TI e o modelo híbrido: quais são os próximos desafios desse modelo de trabalho?

Desafios que o mercado de TI deve enfrentar no modelo híbrido

Há quase dois anos convivendo em meio a uma pandemia, já é possível estabelecer alguns cenários que vieram para ficar. Por exemplo, o home office ou o modelo híbrido. 

A tendência, ao menos no mercado de TI, é que o trabalho 100% presencial não volte – mesmo com o alto índice de vacinação. Afinal, essa já era uma expectativa antes mesmo da pandemia e a produtividade e satisfação dos trabalhadores foram essenciais para a consolidação do trabalho remoto ou híbrido. 

Nesse sentido, vamos explicar nesse artigo quais são os desafios que a área de TI deve encarar nesse modelo de trabalho. 

Boa leitura! 

Antes de tudo, você sabe o que é modelo híbrido? 

Apesar de ser um termo muito utilizado nos últimos anos, é possível que algumas pessoas ainda tenham dúvida sobre o que é o modelo de trabalho híbrido. 

Mas, nada mais é do que conciliar o trabalho presencial com o trabalho remoto, de acordo com as políticas de cada empresa. Ou seja, você pode ir ao escritório 3x na semana e 2x em qualquer outro lugar em que tenha acesso às máquinas utilizadas. 

Desafios da TI e o modelo híbrido 

Agora que você já sabe o que é o modelo híbrido, é hora de entender quais são os desafios da área de TI nesta modalidade. Vamos lá? 

Cibersegurança 

O primeiro tópico, e um dos mais importantes, é sobre a segurança das informações da empresa. Afinal, quando o trabalho é presencial, existe toda uma infraestrutura desenvolvida  apenas para prevenir o  vazamento dos dados.  

LGPD 

Além do  item citado anteriormente, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no último ano. Com isso, as empresas precisam redobrar as medidas de segurança sobre os dados de seus clientes.  

Eficiência e Produtividade 

Sem o acompanhamento presencial, a preocupação com o rendimento do time tem sido uma sensação bastante compartilhada entre líderes e gestores de um modo geral. Afinal, com o trabalho à distância, muitos fluxos de trabalho foram revistos e novas estratégias de comunicação (interna e externa) precisaram ser implementadas – tudo isso, sem correr o risco de comprometer o resultado final das atividades.  

Qual a solução de TI para os desafios do trabalho híbrido? 

Apesar de tantas variáveis, podemos afirmar que vale a pena manter um modelo de trabalho híbrido. Desde que sua empresa possa contar com uma TI preparada para os desafios, ou seja, atualizada com o que há de mais seguro e alinhada às inovações tecnológicas do mercado.  

Essa é uma condição que vale tanto para o setor de TI, quanto para sua atuação junto às demais áreas da empresa. Isso porque, como falamos anteriormente, o universo corporativo estará cada vez mais digital e as modalidades de trabalho totalmente remoto ou híbrido vieram para ficar. Neste cenário, é papel principal da TI entregar ambientes produtivos, seguros e em conformidade com as regulamentações para toda a empresa.  

Contar com parcerias experientes nesta jornada tão nova é essencial para encontrar as melhores soluções.  A Support, junto com a Microsoft Enterprise Mobility Security (EMS), uma plataforma inteligente que combina segurança e mobilidade, está aqui para isso: ajudar sua empresa a tomar decisões que aliem produtividade, eficiência e segurança. 

Nossa infraestrutura em nuvem, a Support Cloud, permite rodar suas aplicações utilizando a nuvem Microsoft Azure, com performance e segurança, otimizando toda sua infraestrutura. 

Além disso, a Empresa Moderna, como o próprio nome sugere, permite o aprimoramento no fluxo de trabalho e a produtividade de seus colaboradores com o objetivo de encurtar distâncias e tornar os processos mais ágeis e produtivos, independentemente do local de trabalho. 

Se a sua empresa precisa de ajuda para tornar o modelo híbrido eficaz, clique aqui para entrar em contato com os nossos consultores. Estamos esperando por você! 

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Case de sucesso: a solução da Support de estrutura secundária resiliente para CCAB 

A CCAB Agro é uma empresa brasileira formada por agricultores, em modelo de gestão empresarial, que oferece tecnologia em produtos …

Indicadores de produtividade: quais os principais e como implementá-los

Os indicadores de produtividade são métricas importantes para entender e acompanhar o trabalho que está sendo feito em sua empresa …

Zero Trust: a estratégia de segurança em TI que você precisa adotar

Você sente que seu ambiente interno de cloud está seguro pelos seus funcionários? As empresas costumam usar um modelo de …

Como aumentar a produtividade de equipes e negócios 

Manter o foco e a produtividade pode ser um desafio para equipes que trabalham online. Conversas de bate-papo constantes e …