Blog

  • blog
  • /
  • TI e o modelo híbrido: quais são os próximos desafios desse modelo de trabalho?

TI e o modelo híbrido: quais são os próximos desafios desse modelo de trabalho?

Desafios que o mercado de TI deve enfrentar no modelo híbrido

Há quase dois anos convivendo em meio a uma pandemia, já é possível estabelecer alguns cenários que vieram para ficar. Por exemplo, o home office ou o modelo híbrido. 

A tendência, ao menos no mercado de TI, é que o trabalho 100% presencial não volte – mesmo com o alto índice de vacinação. Afinal, essa já era uma expectativa antes mesmo da pandemia e a produtividade e satisfação dos trabalhadores foram essenciais para a consolidação do trabalho remoto ou híbrido. 

Nesse sentido, vamos explicar nesse artigo quais são os desafios que a área de TI deve encarar nesse modelo de trabalho. 

Boa leitura! 

Antes de tudo, você sabe o que é modelo híbrido? 

Apesar de ser um termo muito utilizado nos últimos anos, é possível que algumas pessoas ainda tenham dúvida sobre o que é o modelo de trabalho híbrido. 

Mas, nada mais é do que conciliar o trabalho presencial com o trabalho remoto, de acordo com as políticas de cada empresa. Ou seja, você pode ir ao escritório 3x na semana e 2x em qualquer outro lugar em que tenha acesso às máquinas utilizadas. 

Desafios da TI e o modelo híbrido 

Agora que você já sabe o que é o modelo híbrido, é hora de entender quais são os desafios da área de TI nesta modalidade. Vamos lá? 

Cibersegurança 

O primeiro tópico, e um dos mais importantes, é sobre a segurança das informações da empresa. Afinal, quando o trabalho é presencial, existe toda uma infraestrutura desenvolvida  apenas para prevenir o  vazamento dos dados.  

LGPD 

Além do  item citado anteriormente, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor no último ano. Com isso, as empresas precisam redobrar as medidas de segurança sobre os dados de seus clientes.  

Eficiência e Produtividade 

Sem o acompanhamento presencial, a preocupação com o rendimento do time tem sido uma sensação bastante compartilhada entre líderes e gestores de um modo geral. Afinal, com o trabalho à distância, muitos fluxos de trabalho foram revistos e novas estratégias de comunicação (interna e externa) precisaram ser implementadas – tudo isso, sem correr o risco de comprometer o resultado final das atividades.  

Qual a solução de TI para os desafios do trabalho híbrido? 

Apesar de tantas variáveis, podemos afirmar que vale a pena manter um modelo de trabalho híbrido. Desde que sua empresa possa contar com uma TI preparada para os desafios, ou seja, atualizada com o que há de mais seguro e alinhada às inovações tecnológicas do mercado.  

Essa é uma condição que vale tanto para o setor de TI, quanto para sua atuação junto às demais áreas da empresa. Isso porque, como falamos anteriormente, o universo corporativo estará cada vez mais digital e as modalidades de trabalho totalmente remoto ou híbrido vieram para ficar. Neste cenário, é papel principal da TI entregar ambientes produtivos, seguros e em conformidade com as regulamentações para toda a empresa.  

Contar com parcerias experientes nesta jornada tão nova é essencial para encontrar as melhores soluções.  A Support, junto com a Microsoft Enterprise Mobility Security (EMS), uma plataforma inteligente que combina segurança e mobilidade, está aqui para isso: ajudar sua empresa a tomar decisões que aliem produtividade, eficiência e segurança. 

Nossa infraestrutura em nuvem, a Support Cloud, permite rodar suas aplicações utilizando a nuvem Microsoft Azure, com performance e segurança, otimizando toda sua infraestrutura. 

Além disso, a Empresa Moderna, como o próprio nome sugere, permite o aprimoramento no fluxo de trabalho e a produtividade de seus colaboradores com o objetivo de encurtar distâncias e tornar os processos mais ágeis e produtivos, independentemente do local de trabalho. 

Se a sua empresa precisa de ajuda para tornar o modelo híbrido eficaz, clique aqui para entrar em contato com os nossos consultores. Estamos esperando por você! 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conteúdo relacionado

Windows 365: o seu PC na nuvem – nós testamos!

Você já deve saber o que é o Windows 365. Mas, se você ainda não conhece, vale relembrar: o Windows …

blank

Lei Geral de Proteção de Dados: se adequar também traz vantagens competitivas para seu negócio

Quando se trata da Lei Geral de Proteção de Dados, muito se fala sobre a necessidade de adequação para evitar …

blank

SOPHOS Firewall: o que é e por que investir?

Você conhece a solução SOPHOS Firewall? A plataforma oferece proteção de nova geração e segurança cibernética e de nuvem integrada. …

blank

BaaS: o que é?

Você já deve saber a importância da realização de backups regulares para a segurança e saúde do seu negócio, certo? …