Blog

  • Segurança
  • /
  • Como se proteger do ransomware, o vírus que pode acabar com o seu negócio

Como se proteger do ransomware, o vírus que pode acabar com o seu negócio

A complexidade dos malwares cresceu com a mesma velocidade que a tecnologia evoluiu ao longo dos últimos anos. Um deles, o ransomware, tem se tornado o grande pesadelo das empresas. 

Segundo o estudo global “The State of Ransomware 2021“, realizado pela Sophos, 38% das empresas brasileiras foram atingidas por ransomware nos últimos 12 meses. 

O ransomware é um malware que tem como principal função criptografar ou impedir o acesso a uma grande quantidade de arquivos de um computador, sistema de dados ou até mesmo de uma rede inteira. Para que a vítima recupere o acesso aos dados, os cibercriminosos solicitam valores de resgate. 

Trata-se de um ataque hacker muito difícil se livrar depois que foi instalado, pois mesmo pagando resgate não existe garantia de que o risco foi eliminado, por isso o pagamento não é recomendável. 

Como o ataque de ransomware acontece? 

Os ataques de ransomware utilizam as técnicas mais complexas do mundo digital. É através de mensagens simulando empresas e contatos com os quais a vítima possui algum tipo de relacionamento que o hacker ganha confiança. Assim, é possível estimular o usuário a instalar um software que simula uma ferramenta confiável. 

Uma vez que o malware comece a ser executado, ele vai criptografar todos os arquivos que forem encontrados. Alguns tipos de ransomwares são mais focados em arquivos sensíveis ou em determinadas extensões e diretórios. Como a chave de criptografia fica armazenada externamente, reverter o processo e obter o acesso aos dados manualmente torna-se algo quase impossível. 

Proteja sua empresa contra ataques de ransomware

Como visto acima, o ransomware tem um alto poder destrutivo e bem difícil de ser combatido depois de acessar dados importantes da empresa. Por isso, implementar políticas e soluções de proteção nos endpoints podem garantir que ameaças como essa não consigam entrar nos servidores. 

Na Support | Produtividade, Segurança e Nuvem, trabalhamos com o Intercept X Endpoint da Sophos, considerado o melhor em proteção para endpoints do mundo. Com esta solução, sua empresa terá a garantia de que ameaças de ransomware e outros malwares sejam detectados e priorizados automaticamente, inclusive, apontando quais máquinas estão mais vulneráveis. 

Além disso, o Intercept X Endpoint possui outros recursos que podem manter os dados importantes em segurança, como a recuperação automática de arquivos, interrompendo o ataque e o registro de inicialização. 

A solução ainda usa o Deep Learning, uma forma avançada de Machine Learning, para detectar malwares conhecidos e desconhecidos sem depender de assinaturas. 

Garanta que sua empresa não perca todos os dados por ataques de ransomware. Clique aqui e converse com um de nossos especialistas. 

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Zero Trust: a estratégia de segurança em TI que você precisa adotar

Você sente que seu ambiente interno de cloud está seguro pelos seus funcionários? As empresas costumam usar um modelo de …

blank

Como aumentar a produtividade de equipes e negócios 

Manter o foco e a produtividade pode ser um desafio para equipes que trabalham online. Conversas de bate-papo constantes e …

blank

Support marca presença no evento One Latam 2022 

De 6 a 9 de setembro, a Support marcou presença no One Latam 2022, o evento anual mais exclusivo promovido …

blank

Quais são tipos de backup e como saber qual é o melhor? 

Diferentes tipos de backup podem ser utilizados para situações distintas. Mas, afinal, qual é a diferença entre eles? Como saber …