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Suporte em TI para pequenas e médias empresas

Suporte em TI

A Tecnologia da Informação está presente em praticamente todos os setores de produção. Mesmo em empresas de trabalho essencialmente manual, o acesso a internet, mesmo que pontual, se tornou indispensável – tanto para comunicação quanto para pesquisa. Já outras empresas dependem mais diretamente da tecnologia. Mas muitas delas, principalmente pequenas e médias, não possuem uma pessoa ou equipe para o suporte em TI necessário. A boa notícia é que elas nem precisam mais.

Pequenas e médias empresas, mesmo que dependam bastante do bom funcionamento de seus computadores, tendem a limitar os gastos fixos – dos quais a maior parte é com funcionários. Alguns anos atrás, previa-se que toda empresa deveria ter um profissional dedicado a área de TI. E o boom das universidades jogou diversos profissionais, alguns bons, outros ruins, no mercado de trabalho.

Como se trata de um trabalho bastante específico, a maioria destas empresas simplesmente não tinham demanda o suficiente para contratar alguém para manter o bom funcionamento das máquinas. Fora que, muitas vezes, o profissional não tem a experiência necessária para resolver determinadas demandas. E aí a experiência se torna frustrante para ambas as partes.

Logo, os técnicos em informática viraram comuns. Acontece que a solução, em grande parte das vezes, era formatar um computador, já que o trabalho de manutenção nunca fora feito. Só que isso representa outro problema, uma vez que a máquina pronta para novo uso provavelmente deixará a desejar e, no melhor dos casos, em algum tempo precisará de nova formatação.

Como quase tudo na vida, a solução ideal fica no meio-termo. Não há motivo para se manter um funcionário específico para o suporte em TI.  Mesma coisa para contratar um profissional apenas quando a rede ou o computador está indo água abaixo.

Pequenas e médias empresas podem ter todo o apoio que precisam contratando outra empresa, especializada em TI, para fazer o acompanhamento e a manutenção necessária. Isso garante economia em pelo menos três formas:

  • O custo é menor do que se ter um profissional dedicado exclusivamente a eventuais problemas ou atualizações necessárias;
  • Melhor gestão e durabilidade dos recursos disponíveis, uma vez que a manutenção é constante;
  • O tempo, tanto da empresa quanto de quem fornece o suporte em TI, é otimizado em todos os sentidos.

Agora que você já sabe os problemas (e talvez tenha enfrentado alguns deles), confira as soluções ideias focadas no tamanho de sua empresa.

 

Suporte em TI para pequenas empresas

Empresas pequenas, além da rede de internet, costumam ter uma demanda reduzida de trabalho em TI. Mesmo assim, ele é necessário e garante a boa funcionalidade das atividades feitas através de seus computadores.

Por isso, o suporte em TI é a solução mais indicada. Conhecida também como “be my IT team” (“seja meu time de TI”, em inglês), a empresa pode dispor de serviços em TI quando precisar. O atendimento pode ser remoto ou local – depende da demanda e do perfil do cliente. No início dos trabalhos é feito um estudo aprofundado sobre as necessidades da empresa. Depois da implantação, o time faz visitas periódicas para verificar o bom funcionamento das soluções implantadas, além de manter a rede atualizada e oferecer o suporte remoto/presencial sempre que o cliente achar necessário.

E é aí que vem a principal vantagem de um atendimento especializado: a alta competência técnica do time de atendimento. A sua área de TI já nasce com diversos casos de sucesso, certificações reconhecidas por algumas das maiores empresas de tecnologia e anos de experiência no ramo.

Além da manutenção de rotina, outras soluções podem ser implantadas por este time, como intranet ou armazenamento em nuvem. O armazenamento em nuvem consiste em guardar os arquivos em servidores remotos, garantindo maior segurança aos arquivos. Afinal, servidores físicos, HDs externos, pen drives e outros dispositivos podem ser facilmente estragados ou perdidos. Enquanto isso, o armazenamento em nuvem permite acesso em qualquer lugar do mundo, desde que se tenha um login e senha. Se quiser saber mais sobre esta solução, clique aqui que explicamos mais detalhadamente.

Outro trabalho realizado pelo suporte em TI é a otimização da rede atual, garantindo velocidade de acesso e estabilidade da rede. A segurança também é tratada com muita seriedade, para que os dados de sua empresa não fiquem expostos a nenhum tipo de ataque ou invasão. É um trabalho bastante específico e complexo, que raramente é feito por apenas uma pessoa. Por isso a decisão de ter um time inteiro ao seu dispor vai além de otimizar sua rede: trata-se de saber defendê-la da melhor maneira.

Outra vantagem, mais “visível”, por assim dizer, é o espaço físico da empresa, que não precisa destinar uma mesa/sala, além de todos os equipamentos necessários, a apenas um profissional. Afinal, ele normalmente não está ligado a atividade final do seu negócio.

 

Trabalho sob demanda e desburocratizado

Mesmo assim, muitas pequenas empresas não dispõem de caixa ou mesmo demanda o suficiente para se ter um time desta forma. Para não voltar a solução parcial, que é apenas procurar auxílio quando não há outra saída, existe a opção de suporte sob demanda.

Com uma quantia X por mês, abaixo de serviços avulsos, a empresa obtém o serviço somente quando é necessário. Para os meses em que nenhuma consultoria é necessária, as horas disponíveis ficam “no banco”, e são utilizadas a qualquer momento solicitado pela empresa, quando há necessidade de trabalhos maiores.

Todo o serviço, desde o atendimento inicial até as visitas técnicas, é pensado para desburocratizar e agilizar o atendimento. Afinal, nosso trabalho é facilitar o seu. Desta forma, todo o contato é feito com os profissionais que efetivamente fazem parte do time de suporte, sem o atendimento de primeiro nível – que normalmente não resolve muita coisa. Desta forma, o atendimento é sempre focado na resolução do problema do cliente.

 

Médias empresas

Empresas um tanto maiores, necessitam de um trabalho maior do que as pequenas. Isso porque a arquitetura de informação destas companhias é mais complexa. Mesmo assim, manter funcionários que não tenham foco na atividade final é desnecessário.

Há dois eixos principais quando se trata do suporte em TI para médias empresas: a segurança e a produtividade. Já falamos um pouco da solução de segurança quando se trata do armazenamento dos dados. Mas aqui é ainda mais necessário dispor de um firewall específico, que coordene as permissões de acesso e mantenha determinadas ações sob controle. Também já falamos mais detalhadamente desta solução, bastante necessária para proteger a empresa, que você pode ler aqui.

Outra opção, já bastante popular, é o antivírus. O grande problema nesse caso é que usuários comuns não conseguem atingir o potencial dos programas, deixando-os desatualizados ou mesmo com configurações pouco interessantes. É o mesmo princípio do firewall ou de senhas que precisam ser trocadas periodicamente: ter de passar por um processo de segurança se torna uma burocracia chata e pode até parecer desnecessária. Normalmente este pensamento se mantém até que acontece um problema evitável.

Ainda na segurança, um dos pontos críticos que poucas empresas estão atentas é quanto aos dispositivos móveis. Isso porque todo o celular que se conecta à rede interna da empresa é uma porta de entrada em potencial para eventuais ataques. Se não configurada da forma correta, a segurança estará exposta com um simples download nocivo. E o efeito pode ser dominó, infectando toda a rede. Por isso que, além de um firewall otimizado para controlar as permissões de acesso, é importante ter uma política clara quanto a segurança em dispositivos móveis.

Já quando se trata da produtividade, o assunto é mais prático. Uma das principais dificuldades quando se tem uma equipe de muitos setores, mas que precisam trabalhar em conjunto, é justamente fazer com que elas alinhem suas ações. Afinal, um ambiente dinâmico precisa de soluções dinâmicas. A Microsoft tem uma estrutura completa neste sentido.

  • Microsoft Teams – aplicativo que centraliza diversos recursos de produtividade como conversas com colegas (chats), compartilhamento de arquivos, agendamento e execução de reuniões online, entre outros.
  • Microsoft Exchange Online – e-mail seguro, sem vírus ou aqueles spams chatos, com alta capacidade de armazenamento (não precisa ficar limpando seus e-mails toda semana) bem como agenda e tarefas, acessível do seu PC, notebook, celular, sempre com informações sincronizadas automaticamente.
  • Microsoft Sharepoint Online – portal que permite a criação de formulários e fluxos de trabalho para otimização de rotinas específicas, agilizando processos e registrando ações de forma centralizada, bem como compartilhamento controlado de dados, ideal para setores de RH, Qualidade, Engenharia e Marketing.

Clique aqui para saber mais sobre esta solução.

A implantação destes serviços por uma equipe especializada é indispensável. É muito comum que, devido a interface amigável dos sistemas, usuários sem experiência sejam orientados a instalar e configurar estes programas. Mas há problemas no meio: alguns usuários instalam de maneira errada, outros sequer tentam e, mesmo quando se coloca os aplicativos em funcionamento, a configuração não é a ideal. Resultado: a experiência com o serviço é bastante ruim, uma vez que ela não corresponde ao esperado. Por isso, por mais intuitivo que um programa possa parecer, profissionais existem para orientar e configurar o sistema da melhor maneira para que seu uso seja adequado.

Um cenário comum é que médias empresas já contem com profissionais de TI que cumprem funções específicas da empresa e, às vezes, se concentram na segurança ou outras das soluções aqui apresentadas. Acontece que estes profissionais são especializados em sua demanda de trabalho, dando pouca atenção a implantação de programas como o Microsoft Teams ou de um firewall com vários níveis de permissão. Para isso, temos a opção de suportar a área de TI, tratando diretamente com o setor que cuida da Tecnologia da Informação. Desta forma, oferecemos a expertise focada em segurança e produtividade, auxiliando nas necessidades da equipe da empresa. Também acompanhamos presencialmente, realizando estudos dos status de rede e implantando as soluções necessárias.

Seja para manter sua rede de computadores atualizada e livre de problemas, para tornar sua rede segura, ou mesmo para facilitar a integração de sua equipe, o suporte em TI é uma solução bastante indicada para pequenas e médias empresas. Afinal, ninguém está livre de problemas quando se trata de tecnologia. E novas demandas sempre podem surgir no caminho.

Para conhecer melhor estas soluções, ou para tirar possíveis dúvidas, entre em contato conosco pelo link. E não se esqueça de nos acompanhar pelo Facebook e Linkedin!

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