Blog

As facilidades de se terceirizar o serviço de TI

As facilidades de se terceirizar o serviço de TI

Uma das principais dificuldades que empresas pequenas e médias enfrentam é entrar no mundo digital e ter um serviço de TI constante. E isso vai muito além de apenas criar um site. Evitar o roubo de dados, atualizar softwares e garantir a estabilidade para a rede são exemplos dos trabalhos que se tem na TI corporativa.

Mas se meu negócio é fabricar botões, para quê ter alguém que entende só de informática e nada do processo fabril?

Esse questionamento é comum e há diferentes soluções para este tipo de problema: terceirizar completamente o trabalho ou ter uma equipe reduzida, orientada por especialistas para serviços mais complexos.

A principal vantagem de modelos assim é a economia. Ter uma equipe completa para o serviço de TI acarreta aumento não só nos gastos imediatos de salários, mas em estrutura e desenvolvimento. Computadores, softwares, servidores, além de um espaço físico para todo o equipamento e pessoal são necessários. Sem contar que, como a área de tecnologia da informação está em constante mudança, o aprimoramento do conhecimento da equipe deve ser contínuo.

A maioria das empresas não comporta este tipo de investimento.

Nos dois cenários de terceirização, grande parte do trabalho é feito remotamente, o que diminui os custos e otimiza o tempo. No caso de terceirizar completamente o serviço, a implantação dos sistemas é feita no local e, após isso, se monitora constantemente o sistema para garantir sua funcionalidade. Chamados podem ser abertos a qualquer momento para resolução de eventuais falhas ou mesmo consultoria para otimizar a infraestrutura. Como normalmente funcionam os escritórios de contabilidade, a parte de TI – um conhecimento bastante específico – é deixada para quem entende do assunto.

A empresa também pode optar por ter alguém responsável pelo serviço de TI mais focada no dia-a-dia. Assim, quando houver necessidade de um apoio na solução de problemas da área, pode-se contar com uma equipe maior e bastante especializada. Diminui-se drasticamente o tempo ocioso dentro da organização e a empresa fica livre para focar apenas em sua especialidade.

Com a Support, a manutenção dos sistemas é feita constantemente, trabalhando na prevenção de falhas e na resolução de eventuais erros.

Entenda os serviços:

Lentidão no acesso às aplicações/sistemas

Esta é uma situação bastante comum, mas que causa um incômodo grande. As causas podem ter as mais diversas origens, desde sistemas mal otimizados até componentes que não comportam o exigido.

Antes de tudo, é feito um estudo para detectar onde está o ponto crítico. Novos componentes podem ser necessários, de acordo com a necessidade do servidor: o problema pode estar concentrado na capacidade de processamento, armazenamento, etc. Caso os hardwares estejam ok, o próprio sistema pode estar defasado.

Problemas no recebimento e/ou envio de e-mails

Hoje, bastam alguns segundos para enviar uma mensagem. E menos que isto para nos irritar com os erros. E-mails que não saem da caixa de saída, outros entrando como spam ou nem mesmo listados como recebidos são complicações bastante comuns. Para resolver, normalmente são necessários pequenos ajustes nas configurações de sua caixa.

Acesso de arquivos/informações em filiais ou escritórios remotos

Compartilhar o acesso dos arquivos é uma boa ideia para se aumentar a produtividade. Desta forma, não importa onde estejam, todos trabalham com a última versão disponível do documento, evitando o retrabalho.

Recuperação de documentos/planilhas e/ou outras informações deletadas por engano

Outra cena comum nos escritórios modernos. A dor de cabeça é grande quando os arquivos deletados não estão na lixeira ou têm suas informações excluídas.

Segurança dos dados

Uma das grandes preocupações no mundo on-line é com a segurança de nossas informações. Por isso, analisamos a segurança do ambiente, a fim de evitar incidência de ameaças, tais como vírus e/ou sequestro de dados. Mesmo grandes empresas, como Sicredi, Netshoes e Tivit já foram alvos de vazamentos. Hackers estão sempre de olho em brechas que podem fornecer informações valiosas para obter dinheiro. E estar seguro é essencial nestes casos.

Para saber mais, converse com a gente!

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Quais são tipos de backup e como saber qual é o melhor? 

Diferentes tipos de backup podem ser utilizados para situações distintas. Mas, afinal, qual é a diferença entre eles? Como saber …

blank

E-mail corporativo com amplo armazenamento? Conheça o Exchange Online

Está em busca de uma solução de e-mail corporativo que ofereça tudo o que a sua empresa precisa? O Microsoft …

blank

SaaS: o que é e como funciona 

O nome pode até ser desconhecido, mas com certeza você já ouviu falar da sigla SaaS!  Na verdade, o SaaS …

blank

SaaS, IaaS e PaaS: Conheça os 3 tipos de arquitetura em nuvem

Você já deve saber que SaaS, IaaS e PaaS são três tipo de arquitetura em nuvem, não é? Mas, você …