Já falamos por aqui que o suporte para SQL Server 2012 e o Windows Server 2012/2012 R2 está com os dias contados! As soluções estão com prazo de finalização do suporte para 10 de outubro de 2023, e você precisa se preparar para migrar suas operações. Afinal, deixar de fazer isso pode trazer prejuízos e complicações para o seu negócio.
Neste artigo, você vai descobrir:
- O que significa o fim do suporte;
- Quais são os riscos de não migrar as operações;
- Como fazer isso.
O que significa o fim do suporte para Windows Server 2012/2012 R2?
A partir do dia 10 de outubro de 2023, a Microsoft irá interromper o suporte para o Windows Server 2012, incluindo o SQL 2012 e o Windows Server 2012/2012 R2. Isso significa que o sistema deixará de receber suporte e correção para possíveis bugs que possam ser encontrados.
Na prática, o sistema irá, pouco a pouco, se tornar obsoleto e mais suscetível a brechas de segurança e a crimes cibernéticos – além de abrir as portas para outros riscos. Confira os principais!
Quais são os riscos de não migrar as operações?
A Support recomenda fazer a migração das operações antes que o suporte do Windows Server 2012/2012 R2 e SQL Server 2012 seja descontinuado, para prevenir e descobrir as melhores alternativas para sua empresa e suas necessidades.
Quem opta por não migrar está mais suscetível a brechas de segurança e a crimes cibernéticos, além de não ter controle da conformidade da ferramenta.
Afinal, se a ferramenta é licenciada e atualizada constantemente, a garantia de que ela esteja em conformidade com as leis locais (como a LGPD) e globais aumenta. Mas, ao utilizar uma ferramenta que não passe por fiscalizações e atualizações, a sua empresa pode deixar de atualizar importantes normas e boas práticas de TI requeridas pela legislação.
Vulnerabilidades de segurança
Os crimes cibernéticos e brechas de segurança de TI são outros possíveis prejuízos incorridos em não migrar as operações. Brechas de segurança podem abrir as portas para ataques de malwares, ransomwares, phishing e vírus, além de roubo de identidade, sequestro e vazamento de dados, bem como prejuízos financeiros e de reputação relevantes.
Os números assustam: segundo pesquisa da Security Report, mais de 80% das empresas sofreram ataques cibernéticos em 2022. Por isso, todo cuidado é pouco!
Problemas de compatibilidade e custo adicional
Além desses riscos, a não migração das operações também pode acarretar problemas de compatibilidade e custo adicional. Sem suporte técnico, sua empresa pode ter que enfrentar problemas de compatibilidade com outros sistemas e aplicativos.
Leia também: Zero Trust: a estratégia de segurança em TI que você precisa adotar
E como migrar as operações?
Não migrar as operações do SQL Server 2012 e do Windows Server 2012/2012 R2 coloca em risco a segurança e a conformidade da sua empresa. E para escolher a melhor opção para garantir o sucesso do seu negócio, vale:
- Avaliar as opções de migração;
- Verificar regulamentações de privacidade;
- Contar com a ajuda de especialistas.
A Support tem mais de 20 anos de experiência em soluções de TI seguras, modernas e escaláveis. Somos parceiros certificados Microsoft, Sophos Silver Partner e Acronis Gold Service Provider.
Entregamos valor de ponta a ponta, atuando em:
- Planejamento;
- Implantação;
- Capacitação;
- Educação;
- Consultoria;
- Gestão;
- Suporte técnico;
- Suporte comercial.
Conte com o apoio de nossa equipe para fazer essa transição da maneira mais suave, segura e eficaz possível.