Blog

  • Segurança
  • /
  • Lei Geral de Proteção de Dados: se adequar também traz vantagens competitivas para seu negócio

Lei Geral de Proteção de Dados: se adequar também traz vantagens competitivas para seu negócio

Quando se trata da Lei Geral de Proteção de Dados, muito se fala sobre a necessidade de adequação para evitar vazamentos de dados dos clientes. Mas não é só com os clientes que você deve se preocupar! Afinal, a LGPD também traz benefícios e vantagens competitivas para a empresa.  

Neste artigo você vai descobrir:  

  • o que é a LGPD; 
  • porque se adequar à LGPD; 
  • vantagens para seu negócio da conformidade com a lei 

O que é LGPD? 

A Lei Geral de Proteção de Dados, sancionada em 2018, tem como objetivo a proteção dos direitos fundamentais de liberdade e privacidade, além da criação de um cenário de segurança jurídica empresarial. 

A lei cria normas a serem seguidas para coleta e tratamento de dados pessoais e sensíveis, como CPF, biometria, nome, endereço, etc. No Brasil, a LGPD deve ser seguida se há processamento de dados sobre pessoas que estejam residindo no país, independentemente da nacionalidade da empresa, e multas podem ser aplicadas caso o seu negócio não esteja em conformidade com a legislação.  

Por que se adequar à LGPD? 

Muitas empresas se preocupam com a LGPD por finalidades jurídicas, para não incorrer em multas, ou para armazenar de maneira sensível os dados dos clientes. Esses são ótimos motivos para garantir a conformidade com a lei, mas vale lembrar que a Lei Geral de Proteção de Dados também traz benefícios internos para o negócio que a aplica.  

Vantagens da conformidade com a lei 

Ninguém gosta de multas, não é mesmo? Evitar o pagamento de taxas extras é uma grande vantagem ao seguir a LGPD, fortalecendo o time jurídico da sua empresa. Mas, muito além disso, outros benefícios precisam (e devem!) ser considerados. Confira: 

  • Segurança de dados estratégicos

Ao seguir a Lei Geral de Proteção de Dados não são apenas os dados sensíveis dos clientes que permanecem em segurança, mas também os dados estratégicos do seu negócio. Manter a privacidade deste tipo de informação é essencial, especialmente por conta da concorrência, além de mantém o desenvolvimento da empresa acontecendo sem correr grandes riscos. 

  • Confiabilidade externa

Você confia em quem não garante a segurança dos seus dados? É assim que seu cliente se sente também. Demonstrando a sua preocupação e o seu cuidado com os dados, a confiabilidade do seu negócio tende a melhorar, bem como a reputação da marca – além de ser um ótimo gancho para trabalhar seu marketing. Credibilidade é tudo! 

  • Destaque competitivo 

Com mais segurança de dados estratégicos e confiabilidade perante os clientes, fica fácil compreender porque o destaque competitivo aparece. A empresa que atua em conformidade com a LGPD está focada em seus objetivos e é bem vista perante os clientes, já que cuida com profissionalismo de todas as informações que têm nas mãos e não colocar o seu negócio em risco. 

  • Maior produtividade

Estar em conformidade com a LGPD traz uma grande vantagem interna: maior produtividade! Sem perda de tempo com multas, contratempos, documentos desnecessários e inseguranças relacionadas aos dados, as equipes podem se concentrar no que realmente importa e potencializar sua produtividade.  

  • Mais segurança cibernética 

As boas normas e regras seguidas, além de garantirem a conformidade com a lei também atuam em um ponto importantíssimo nos dias de hoje: a segurança cibernética. Com mais segurança, os riscos de ataques hackers diminuem e os crimes digitais também! Uma estrutura focada na boa governança de dados contribui para a criação de uma cultura de segurança cibernética forte dentro da sua empresa.   

Se você ainda tem dúvidas de como a LGPD pode ajudar a cumprir seus objetivos estratégicos, converse com a Support! Somos especialistas em segurança e produtividade e podemos ajudar com soluções personalizadas de acordo com as dores do seu negócio. 

 Clique aqui e converse com um de nossos especialistas!  

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Quais são tipos de backup e como saber qual é o melhor? 

Diferentes tipos de backup podem ser utilizados para situações distintas. Mas, afinal, qual é a diferença entre eles? Como saber …

blank

E-mail corporativo com amplo armazenamento? Conheça o Exchange Online

Está em busca de uma solução de e-mail corporativo que ofereça tudo o que a sua empresa precisa? O Microsoft …

blank

SaaS: o que é e como funciona 

O nome pode até ser desconhecido, mas com certeza você já ouviu falar da sigla SaaS!  Na verdade, o SaaS …

blank

SaaS, IaaS e PaaS: Conheça os 3 tipos de arquitetura em nuvem

Você já deve saber que SaaS, IaaS e PaaS são três tipo de arquitetura em nuvem, não é? Mas, você …