Blog

Como funciona uma nuvem de armazenamento – e como o recurso pode te ajudar

Como funciona uma nuvem de armazenamento – e como o recurso pode te ajudar

De uns tempos para cá, é comum ouvir que os arquivos não se encontram mais disponíveis em meios físicos. Estão na nuvem. É uma explicação abstrata – e que não está totalmente correta. Mas a nuvem de armazenamento pode ser uma ótima opção por seu baixo custo e praticidade.

Tecnicamente falando, quando você salva um arquivo “na nuvem”, é como salvar um documento em casa. Só que, ao invés de ficar gravado em sua máquina, ele estará a quilômetros de distância, armazenado em servidores longínquos. Só que, diferente do documento salvo em sua área de trabalho, ele pode ser aberto de qualquer outro lugar no mundo, desde que se tenha uma conexão estável com a internet. Agora deu para entender melhor porque o armazenamento em nuvem foi tão impactante ao ser lançado.

As vantagens da nuvem de armazenamento

É claro que se trata muito mais de apenas acessar documentos em pontos remotos. De maneira geral as prestadoras deste tipo de serviço, como Google, Microsoft e Apple oferecem três principais seguintes vantagens:

  • Edição em tempo real;

O perigo de arquivos duplicados é, principalmente, o retrabalho. Como a pessoa não tem certeza de que aquele arquivo é a versão final, o trabalho pode ser feito com base em informações erradas. E assim, todo o processo terá de ser feito novamente.

Com a nuvem de armazenamento, este problema é eliminado. O usuário dono de determinada pasta/arquivo pode convidar outras pessoas para acessar e modificar o conteúdo de forma simultânea. Como o recurso de armazenamento está constantemente salvando os arquivos, todos tem acesso a última versão, sem precisar duplicar nada.

  • Backup em diversos servidores;

Com o intuito de preservar todos os dados de seus usuários, as empresas armazenam os arquivos em mais de um servidor. Assim, em caso de pane por qualquer motivo ou manutenção das máquinas, o conteúdo continua disponível.

  • Economia em comparação a meios físicos.

Armazenar na nuvem acaba sendo mais barato do que HDs, pen-drives e outros meios. Mesmo que o preço dos hardwares tenha diminuído bastante, a maioria dos servidores da nuvem oferecem planos gratuitos que podem ser expandidos com uma taxa mensal. Os preços variam de R$ 20,00 e R$ 40,00 por 1TB – em um ano, fica o mesmo preço de um HD externo com o mesmo potencial de armazenamento. Há também planos que cobram apenas pelo que é usado, o que é especialmente recomendado para empresas que utilizem bastante espaço com seus arquivos.

Diferença entre as nuvens

Se você tem pesquisado sobre o armazenamento de nuvem, encontrou três tipos diferentes: a nuvem pública, a privada e híbrida. A diferença entre elas é bastante simples.

A nuvem pública é o que explicamos até agora: você armazena os dados em servidores de terceiros e, em troca, pode acessá-los de qualquer lugar a qualquer hora. Já a nuvem privada é basicamente o mesmo que o armazenamento físico, já que a empresa compra seus próprios servidores. É uma opção bastante cara, principalmente por exigir controles de segurança e gestão próprios, além dos custos dos ativos de hardware e software próprios, uma vez que você não compartilha estes recursos com mais ninguém.

Há também a opção de nuvem híbrida, que incorpora as duas soluções. Empresas que incorporam a nuvem privada podem precisar da nuvem pública para tarefas mais básicas ou trabalhos mais específicos. Isso faz com que não sejam feitos gastos desnecessários de aumento de capacidade local para uso esporádico.

Solução empresarial

Apesar de boas opções gratuitas, empresas costumam gerar uma quantidade considerável de dados ao longo do tempo. Como falamos nas vantagens, os custos não compensam o uso.

Mas há mais razões para isso.

A mais importante delas é o número de serviços que você recebe junto com o armazenamento em nuvem. E das maiores empresas neste ramo, o Sharepoint da Microsoft se destaca. Isso porque, apenas com um plano básico empresarial (Office 365 Business Essentials), você tem acesso a todo o pacote Office online, hospedagem de e-mail com domínio personalizado e diversas vantagens do Office 365 para integrar sua equipe. Nossa página também possui uma explanação dos recursos aqui.

Mas como configurar o armazenamento de nuvem em minha empresa?

Bem, esta é uma questão um pouco mais complexa, uma vez que pequenas, médias e até mesmo grandes empresas não costumam contar com um time de TI. Desta forma, ter um serviço de ponta e não saber como utilizá-lo da melhor maneira. Também já falamos sobre isso no blog, focando nos problemas mais comuns das empresas com sua área de informática (leia aqui). E, como concluímos, muitas vezes a terceirização da equipe de TI se torna mais eficiente e barata. Com a nuvem não é diferente, mas tem suas peculiaridades.

Isto porque o time de TI implementa uma solução de terceiros e gere este recurso da maneira mais aproveitável para a empresa contratante. O Sharepoint permite, por exemplo, o recurso de Intranet, que pode ser implantando com o conhecimento específico na área da informática.

Essa solução permite a integração de toda a equipe ou mesmo a empresa de forma simples e intuitiva. Além do compartilhamento de documentos em nuvem, o Sharepoint oferece diversas ferramentas de produtividade, capaz de atribuir tarefas, definir prazos e visualização das etapas, otimizando o fluxo de trabalho. A Support também faz esta integração. Conheça mais aqui!

Conclusão

O armazenamento de nuvem é recomendável tanto para usuários quanto para empresas. A diferença é a quantidade e qualidade dos recursos exigidos. Enquanto um plano gratuito do Google Drive, OneDrive da Microsoft ou ICloud da Apple podem muito bem servir ao usuário comum, empresas necessitam de um processamento e otimização maior.

Por isso a recomendação do Sharepoint Microsoft, específico para empresas. Com integração a diversos aplicativos e recursos focados para soluções empresariais, oferece alto desempenho por custos bastante baixos.

Ficou com dúvida? Fale com a gente!

E para não perder outras informações sobre a área de TI, siga-nos no Facebook e Linkedin!

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Microsoft Copilot

Microsoft Copilot para área jurídica: A automação completa da rotina legal com IA

O setor jurídico, por sua própria natureza, lida com um vasto volume de documentos, prazos rigorosos e a necessidade constante …

Copilot para RH

Microsoft Copilot para RH: Como a IA está transformando a Gestão de Pessoas

O cenário de gestão de pessoas está em constante evolução, com forças de trabalho cada vez mais diversas e dinâmicas, …

Microsoft Intune, Microsoft Defender, Microsoft Pureview, Microsoft Entra ID, Microsoft Security

Criando um ecossistema de segurança integrado usando as ferramentas Microsoft Security

A segurança digital é um desafio crescente para as organizações modernas. Com o aumento das ameaças cibernéticas, é vital que …

Microsoft Security

Guia completo do Microsoft Security: Máxima proteção para sua empresa 

Em um mundo onde as ameaças cibernéticas estão em constante evolução, a segurança da informação precisa ser tratada como prioridade …