Blog

  • Segurança
  • /
  • 5 dicas para proteger os dados no trabalho remoto hoje mesmo

5 dicas para proteger os dados no trabalho remoto hoje mesmo

Proteger os dados

No último texto, explicamos o porquê sua empresa deve considerar o investimento em segurança de dados e os desafios desta tarefa no trabalho remoto. Hoje, vamos abordar de uma maneira mais prática, com algumas dicas de como começar a proteger os seus dados de maneira mais efetiva com as ferramentas que você tem. Vamos lá?

 

1 – Não baixe sua guarda

A primeira dica é: quando é para proteger os dados no mundo digital, pense como um hacker. Se você pensa que sua empresa talvez seja pequena demais para chamar a atenção de um, é melhor pensar de novo. 65% dos ataques cibernéticos brasileiros que visam dinheiro miram em pequenos negócios. Isso porque essas empresas estão mais suscetíveis a ataques maliciosos por justamente acharem que nunca vai acontecer com eles.

 

2 – Proteger os dados começa com pequenas ações, mas mire nas grandes

Quando foi a última vez que você mudou as senhas de seu site, e-mail e redes sociais? Aliás, essas senhas são realmente seguras ou usam o padrão “nome da empresa 123”? Gerenciar as senhas e quem tem acesso a elas é o primeiro passo para dar mais segurança aos dados e informações de seu negócio.

Outras dicas que não custam nada é manter os softwares atualizados, dividir o acesso de suas contas apenas com os colaboradores estritamente necessários e orientar a não clicar em links suspeitos ou entrar em sites poucos confiáveis.

Mas é importante saber que isso não é o suficiente! Esteja preparado para investir na segurança digital, senão agora, em breve. Além da LGPD, que vai começar a punir empresas sem adequação em pouco tempo, sua empresa pode estar correndo riscos ao deixar de proteger os dados agora.

 

3 – Entenda que a brecha de segurança normalmente vem de dentro

Ataques de hackers são uma preocupação – e não podem deixar de ser, como vimos acima. Mas depois que algumas medidas são adotadas, os atacantes simplesmente desistem e vão em busca de um alvo mais fácil. O principal problema quando se trata de vazamentos de dados normalmente vem de dentro da própria empresa. De fato, de acordo com a Microsoft, o índice de vazamentos de dados por meio de dispositivos de colaboradores chega a 60%.

Esse número preocupa ainda mais no caso do trabalho remoto, uma vez que além de se preocupar com os equipamentos da empresa, os hardwares dos colaboradores passam a ser potenciais fontes de vazamentos – muitas vezes sem querer, é claro.

 

4 – Faca backups regulares

Só quem já perdeu dias de trabalho por conta de uma exclusão não intencional de um arquivo sabe o quanto é frustrante não ter uma cópia para utilizar. Agora imagine perder todos os arquivos e ferramentas de sua empresa de um dia para o outro.

O backup é uma medida de segurança também, e relativamente simples de se fazer. A melhor opção é a nuvem, que oferece proteção criptografada em servidores de grandes empresas. A Microsoft, por exemplo, investe em torno de U$ 1 bilhão em segurança desse tipo. Sua empresa não precisa de tanto – basta utilizar os serviços oferecidos pelos norte-americanos para ter acesso à tecnologia e investimentos feitos por eles.

 

5 – Proteger os dados fica mais fácil com a ajuda de uma empresa profissional

Agora que você já sabe e implementa o básico, é hora de ir além. Uma empresa especializada em segurança da informação é importante para implementar ações como instalação de firewall e política de rede, configuração e upgrade de ferramentas com base nas necessidades de sua empresa e gerenciamento de pontos sensíveis, como distribuição de usuários na rede e rotina de backups seguros.

A Support é sua parceira para esta fase. No próximo texto, explicaremos cada solução apresentada por nós, todas com tecnologia Microsoft. Até lá!

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Estratégias de segurança em TI que sua empresa precisa adotar

Nenhuma empresa está imune a ataques cibernéticos e, além disso, eles são uma ameaça crescente para todas as organizações. Uma …

Case de sucesso: a solução da Support de estrutura secundária resiliente para CCAB 

A CCAB Agro é uma empresa brasileira formada por agricultores, em modelo de gestão empresarial, que oferece tecnologia em produtos …

Indicadores de produtividade: quais os principais e como implementá-los

Os indicadores de produtividade são métricas importantes para entender e acompanhar o trabalho que está sendo feito em sua empresa …

Zero Trust: a estratégia de segurança em TI que você precisa adotar

Você sente que seu ambiente interno de cloud está seguro pelos seus funcionários? As empresas costumam usar um modelo de …