Blog

  • Microsoft 365
  • /
  • O que a nuvem Microsoft pode fazer pela sua empresa

O que a nuvem Microsoft pode fazer pela sua empresa

Nuvem Microsoft

A tecnologia de armazenamento em nuvem se consolidou como uma das principais ferramentas de produtividade e economia para o caixa da empresa. Afinal, quando falamos em dados da empresa, a acessibilidade, segurança e o custo-benefício estão em jogo. E a nuvem Microsoft Azure é a solução mais completa para sua empresa. Aqui, você vai entender como o Azure funciona, suas principais vantagens e como iniciar a migração de seus dados para a nuvem.

 

Como funciona a nuvem Microsoft Azure

A capacidade de armazenamento de arquivos em nuvem é ilimitada. Esse recurso atende tanto os pequenos negócios, quanto às grandes organizações. Funciona assim: os provedores do serviço mantêm o hardware e o software disponíveis na internet, enquanto o usuário o alimenta e o utiliza de acordo com suas necessidades, por meio de uma aplicação web. O acesso é feito por meio de uma conta, com login e senha, como em uma rede social, por exemplo.

A nuvem é uma figura de linguagem, claro. Seus dados não estão no céu, mas em diversos servidores ao redor do mundo da empresa contratada, com a criptografia adequada. Isso impede que os dados sejam perdidos em caso de pane ou algum desastre. Esses dados de backup estão seguros, tanto em transferências, quanto em repouso.

As informações são arquivadas em um armazenamento replicado geograficamente, que mantém seis cópias em dois datacenters da nuvem Microsoft Azure. Com 99,9% de disponibilidade de serviço, o Backup do Azure oferece total tranquilidade operacional. É eficiente tanto pela rede, quanto no disco. Depois de realizar a propagação inicial, somente alterações incrementais serão enviadas na frequência definida. Recursos integrados como compactação, criptografia, retenção duradoura e limitação de largura de banda ajudam a melhorar a eficiência de TI.

A nuvem Microsoft Azure dispõe também de um recurso de recuperação de desastres. O Azure Site Recovery ajuda a proteger aplicativos importantes ao coordenar a replicação e recuperação de máquinas virtuais ou físicas. Ele permite que a empresa replique seu próprio datacenter, para um provedor de serviços de hospedagem ou até para o Azure a fim de evitar os gastos e a complexidade de construir e gerenciar seu próprio local secundário.

 

Os benefícios da nuvem Azure

 

Já falamos da segurança, que, a nosso ver, se trata mais do que um benefício. Afinal, é a confiabilidade da empresa que está em jogo – e um serviço que funciona com segurança é essencial. Sabemos que muitas empresas deixam a desejar neste quesito. E aí passamos para nosso primeiro benefício:

 

Serviços pagos x serviços gratuitos

Muitos serviços na nuvem são gratuitos. E alguns deles estão nas maiores empresas de tecnologia. Acontece que, embora eles possam fazer sentido para usuários comuns, quando se trata de empresa, eles não terão a capacidade necessária para atender a demanda. Os planos pagos garantem a confiabilidade dos sistemas Microsoft e a estrutura necessária para atender sua empresa.

 

Espaço ilimitado

Além disso, o armazenamento em nuvem é muito superior em comparação ao armazenamento local. Tanto pela parte de segurança quanto para o custo do serviço. Isso porque armazenamentos físicos (como CDs, pen-drives, HDs internos e externos) tem um número limitado de armazenamento e, além disso, um simples copo d’água ou uma queda são ameaças para seus dados.

 

Flexibilidade de planos

Esta característica oferece um ótimo custo-benefício para a empresa. Isso porque, os serviços da Microsoft Azure são contratados e pagos conforme a demanda. Por exemplo, se em determinado período do ano houver um número maior de atividades, a empresa pode aumentar o serviço contratado. E em épocas de menor movimento, basta cancelar os serviços que não estiver utilizando. Essa flexibilidade gera uma economia, onde além da empresa pagar apenas o consumo que solicitou, reduz gastos em outros pontos, como a compra de hardware, diminuindo significativamente o risco de paradas, custos com suporte e recuperação de dados por problemas da infraestrutura local.

 

Acessibilidade

A nuvem Microsoft Azure permite soluções híbridas, armazenando dados e informações em servidores virtuais que podem ser acessados de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Ideal para os casos que houver reuniões externas ou para os profissionais que eventualmente precisam trabalhar de modo home office, por exemplo. Assim, é possível que a empresa mantenha o seu servidor local e utilize as funcionalidades oferecidas pela plataforma, conforme a sua necessidade, sem pesar no bolso.

 

Monitore o desempenho

Verifique os serviços de armazenamento que o seu aplicativo utiliza para qualquer mudança de comportamento, como um tempo maior de resposta do que o normal. Faça login para obter mais dados e analisar o problema, para então solucioná-lo e determinar as etapas para corrigi-lo. O sistema também permite a realização de testes para verificação de sua confiabilidade.

 

E como migrar meus dados para a nuvem Microsoft?

A migração dos dados da empresa é uma parte delicada, que deve ser feita de forma organizada. Embora as configurações tenham um grau de complexidade, a utilização da plataforma é bastante intuitiva. Migrar para uma solução baseada em nuvem não significa ter que treinar funcionários novamente. Muitas soluções permitem que você use os mesmos aplicativos com os quais seus funcionários estão acostumados, com acesso a arquivos em qualquer lugar online.

Se sua empresa dispões de uma equipe de TI, ela não precisará mais passar o dia atualizando servidores ou gerenciando atualização de softwares, otimizando seu tempo para se concentrar em outras tarefas relevantes para o crescimento de sua empresa.

Mas sesua empresa não dispões de uma equipe de TI, não há problema algum. A nuvem Microsoft Azure exige conhecimentos para migração, mas não para utilização. E nós fazemos este trabalho por você. Além disso, terceirizar uma equipe de TI é muito mais inteligente e produtivo (saiba mais sobre esse serviço aqui).

Por fim, sua empresa vai lidar com menos atualizações para gerir e não existem problemas de hardware ou software. A nuvem se encarrega de cuidar de todos esses problemas, para que sua empresa possa se concentrar em crescer e conquistar novos clientes. E se você está acostumado a utilizar software livre ou ferramentas que não são Microsoft, fique tranquilo. O Azure oferece suporte às tecnologias mais usadas no mercado.

Quer saber como o serviço em nuvem pode otimizar o trabalho em sua empresa? Peça-nos uma visita!

E não se esqueça de nos acompanhar também no Facebook e Linkedin.

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Backup Acronis

Backup Acronis para Microsoft 365: A solução que protege sua empresa

O Microsoft 365 se estabeleceu como uma plataforma de produtividade líder para empresas de todos os tamanhos, oferecendo uma ampla …

Copilot

IA e Cybersegurança: Dados protegidos com o Copilot

À medida em que a era digital se expande, a segurança de dados se torna uma preocupação crítica para organizações …

IA; Análise de Dados

Como potencializar estratégias de mercado com IA e Análise de Dados 

A era da informação deu lugar à era da inteligência. No mundo dos negócios, a capacidade de transformar dados em …

CASE DE SUCESSO: gestão eficiente de dados e e-mails para Sumig 

A Sumig, empresa líder em soldagem manual e robotizada na América Latina, sediada em Caxias do Sul e com filiais …