Blog

  • Segurança
  • /
  • Saiba exatamente o que fazer para evitar problemas de segurança na nuvem

Saiba exatamente o que fazer para evitar problemas de segurança na nuvem

A cloud computing ou computação em nuvem surgiu para ajudar a TI a resolver problemas de armazenamento, acesso e compartilhamento de dados, além de possibilitar a redução de custos. 

Segundo dados do relatório Global Cloud Computing Scorecard, a computação em nuvem cresce 35% ao ano no Brasil puxado, principalmente, pelo setor de serviços. No entanto, com o uso crescente dessa tecnologia, aumentam também os desafios no que diz respeito à segurança.  

Mas afinal, quais são estes desafios que você pode enfrentar na segurança de dados na nuvem da sua empresa?  

Podemos separar estes problemas em 3 pilares:  

Disponibilidade: problema gerado por falha técnica ou por ação de terceiros que faz com que o proprietário ou os usuários autorizados a acessar determinada informação não podem fazê-lo por indisponibilidade de sistemas ou bancos de dados.  

Confidencialidade: quando ocorre alguma violação das regras de acesso e compartilhamento de determinada informação, resultando no acesso de informações sigilosas por pessoas não autorizadas.  

Integridade: a perda de confidencialidade gera também a perda de integridade, pois o usuário não autorizado pode conseguir realizar alterações indevidas e totalmente fora do controle do proprietário da informação.  

Mecanismos de segurança na nuvem  

Algumas atitudes simples podem ajudar a evitar que problemas como os mencionados acima comprometam a segurança na nuvem da sua empresa. Entenda abaixo:  

  • Abandone as senhas fáceis, utilize aquelas com a combinação de letras maiúsculas com minúsculas, símbolos e numerais.  
  • Garanta a visibilidade dos aparelhos conectados. Com a facilidade de acessar a nuvem de vários dispositivos diferentes, o risco aumenta quando um deles é roubado sem que a visibilidade esteja desativada. As portas se abrem para os invasores.  
  • Use a criptografia para determinar os níveis de acesso para os prestadores de serviços, administradores de servidores e colaboradores.  
     
  • Tenha mais de uma ferramenta de backup, incluindo dispositivos externos, pois as informações removidas da nuvem também são excluídas localmente da máquina, o que pode impedir a restauração dos dados futuramente.  

Você ainda pode garantir que os dados da sua empresa estejam seguros, contratando um provedor de qualidade que ofereça ferramentas avançadas de proteção contra ataques externos e internos, gerenciamento de identidade e visibilidade dos dados.  

Além disso, é fundamental contar com uma empresa especializada para realizar a sua migração, configuração e, se necessário, gerenciamento da sua infraestrutura ou serviços em nuvem.  

Na Support | Produtividade, Segurança e Nuvem, você tem a certeza de que estará utilizando um provedor que oferece todos os recursos de segurança na nuvem que sua empresa precisa para garantir a proteção dos seus dados.  

Além disso, temos uma equipe capacitada para configurar adequadamente as suas soluções em nuvem e ainda conta com suporte especializado para tirar todas as suas dúvidas. Clique aqui e fale com um de nossos especialistas. 

 

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Quais são tipos de backup e como saber qual é o melhor? 

Diferentes tipos de backup podem ser utilizados para situações distintas. Mas, afinal, qual é a diferença entre eles? Como saber …

blank

E-mail corporativo com amplo armazenamento? Conheça o Exchange Online

Está em busca de uma solução de e-mail corporativo que ofereça tudo o que a sua empresa precisa? O Microsoft …

blank

SaaS: o que é e como funciona 

O nome pode até ser desconhecido, mas com certeza você já ouviu falar da sigla SaaS!  Na verdade, o SaaS …

blank

SaaS, IaaS e PaaS: Conheça os 3 tipos de arquitetura em nuvem

Você já deve saber que SaaS, IaaS e PaaS são três tipo de arquitetura em nuvem, não é? Mas, você …