Blog

  • Infraestrutura Cloud
  • /
  • O que procurar em uma boa prestação de serviços de informática para empresas

O que procurar em uma boa prestação de serviços de informática para empresas

prestação de serviços de informática para empresas

O avanço da tecnologia facilitou e muito a vida nas empresas – principalmente nos escritórios, substituindo as pilhas de papel. Mesmo na produção, os computadores evitam muito trabalho com as mais diversas funcionalidades. Acontece que nem sempre eles funcionam do jeito que queremos. E aí a facilidade oferecida vira um transtorno enorme. Confira as dicas da Support para procurar uma prestação de serviços de informática para empresas de qualidade.

 

Organizando seu sistema

O ideal é, antes de tudo, o planejamento. Ter uma assessoria eficiente na hora de comprar as peças mais adequadas para o trabalho desejado faz toda a diferença no curto prazo, mas, principalmente, evita dores de cabeça ao longo do tempo. Funciona melhor se você já tem alguma ideia do que quer realizar com os computadores – e assim montar um sistema que atenda suas necessidades sem que desperdício de dinheiro.

Este é o ponto mais delicado da primeira dica: o valor gasto no sistema de computadores. A ideia de que o melhor é o mais caro é boa apenas para quem quer vender o produto – e pode não servir as tarefas que você pretende executar. Há quem precise de uma memória de armazenamento grande, porém, um poder de processamento médio. Já outras empresas requerem placas específicas para rodar programas mais pesados. Por isso, é importante ter uma assessoria especializada em hardware (a parte física do computador) e bastante confiável para otimizar ao máximo sua rede sem desperdícios.

Caso isso não seja possível, é recomendável avaliar a estrutura já existente e localizar as melhorias que podem ser feitas. O que nos leva ao segundo passo.

 

A estrutura da rede

Boa parte dos problemas de quem já tem uma rede instalada é resolvida aqui mesmo. Afinal, a arquitetura do sistema é importante para garantir o bom funcionamento e atingir as expectativas quanto aos computadores. E, para aqueles que conseguem seguir o primeiro passo, esta é uma etapa natural. A instalação deve levar em conta a facilidade para os usuários e a eficiência de energia consumida. Logo em seguida, vem a instalação dos produtos a serem usados de fato.

 

Instalando os programas

É aqui que as funcionalidades vão aparecer de fato para o usuário. Mas o melhor mesmo é segurar um pouco a ansiedade e pensar em sua segurança. Instalar bons antivírus e definir as permissões do firewall antes de sair usando os computadores da rede garante que todas as ações estejam sendo feitas sob proteção.

Já falamos sobre o funcionamento dos firewalls aqui no blog, você pode conferir o texto aqui. E também há dicas importantes de segurança neste outro texto aqui.

Agora é hora das instalações dos programas a serem utilizados. Os softwares de produtividade da Microsoft são um ótimo de exemplo de como se ter uma empresa moderna sem gastos excessivos – afinal, a diversidade de planos torna cada experiência única. Já para edição de imagens, vídeos, etc, são necessários produtos mais específicos, como o do pacote Adobe ou Corel.

Normalmente, a empresa já tem uma ideia ou até experiência prévia com o programa desejado. Caso contrário, as funcionalidades necessárias podem ser discutidas com a empresa que presta assessoria em informática.

 

A manutenção

Esta é uma parte importante – e muitas empresas só buscam os serviços de informática neste estágio. Manter os programas atualizados garante uma vida útil maior ao sistema, mas, mesmo assim, atualizações grandes e mesmo formatações podem ser necessárias ao longo do tempo.

Este serviço pode ser feito independente de se ter seguido ou não as etapas anteriores. Mais uma vez, a empresa precisa ter a disposição alguém que preste o serviço de maneira confiável e séria. Afinal, ajustes de manutenção errado geram mais manutenção, desperdiçando-se o tempo e a paciência do usuário.

Depois de pronta toda a arquitetura, instalação e feita a manutenção periódica, é importante que alguém cuide da rede em geral. Normalmente, o funcionário que usa a rede não tem a formação ou os conhecimentos específicos que o trabalho requer – e nem precisam. Sendo assim, sobram duas opções: se ter uma equipe para TI na sua empresa ou continuar com os profissionais de TI que acompanharam todo o processo.

A segunda opção é a mais acertada quando se procura uma boa prestação de serviços de informática para empresas. Afinal, os profissionais que atuam especificamente na área de TI trazem o conhecimento agregado de sua experiência com outras empresas, conseguindo resolver as necessidades com muito mais facilidade e eficiência.

A jornada para se ter uma rede eficiente, como vimos, não é curta. Porém, quando feita da maneira correta, os resultados otimizam o tempo da empresa de maneira exponencial. A Support conta com mais de 20 anos de experiência e centenas de casos de sucesso e clientes satisfeitos, além de uma extensa lista de certificações dos maiores fornecedores de serviços de informática.

Para mais informações, fale com a gente!

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Quais são tipos de backup e como saber qual é o melhor? 

Diferentes tipos de backup podem ser utilizados para situações distintas. Mas, afinal, qual é a diferença entre eles? Como saber …

blank

E-mail corporativo com amplo armazenamento? Conheça o Exchange Online

Está em busca de uma solução de e-mail corporativo que ofereça tudo o que a sua empresa precisa? O Microsoft …

blank

SaaS: o que é e como funciona 

O nome pode até ser desconhecido, mas com certeza você já ouviu falar da sigla SaaS!  Na verdade, o SaaS …

blank

SaaS, IaaS e PaaS: Conheça os 3 tipos de arquitetura em nuvem

Você já deve saber que SaaS, IaaS e PaaS são três tipo de arquitetura em nuvem, não é? Mas, você …