Blog

  • Segurança
  • /
  • Porque bloquear acesso à internet em sua empresa

Porque bloquear acesso à internet em sua empresa

Bloquear acesso à internet

A segurança de sua rede também passa pela qualidade do conteúdo que é acessado. Afinal, a internet está repleta de sites maliciosos, com as mais diferentes ameaças esperando uma brecha. Uma das soluções mais comuns – e efetivas – é simplesmente bloquear acesso à internet quando se tenta entrar em ambientes como estes. Desta forma, sua rede fica livre dos vírus mais manjados – e, se preferir, pode tirar o acesso das redes sociais em determinados horários.

A solução mais usada é configurar o proxy, um servidor que intermedia a relação de sua rede com outros servidores. Quando você acessa a internet, sua máquina está recebendo e enviando informações para outras máquinas. Quem faz o meio de campo desta relação é o proxy. Para configurá-lo, você terá de uma solução de firewall. Alguns sistemas operacionais permitem sua configuração também, porém, estas devem ser feitas em cada máquina individualmente.

Com um firewall de rede completo, você conseguirá gerenciar diversas funções de segurança de sua conexão interna. É fácil encontrar servidores proxy gratuitos na internet. Apesar de poder funcionar para determinados casos específicos, há alguns problemas. O principal deles é a qualidade do serviço. Como não se sabe de onde é o servidor, tampouco sua confiabilidade, o que era para apenas bloquear acesso à internet em sua rede – uma função minimamente simples – vira uma dor de cabeça.

Depois, deve-se levar em conta a abrangência do firewall. Um sistema de segurança completo deve oferecer protocolos de segurança que identificam e bloqueiam automaticamente sites maliciosos. E não apenas aqueles que foram definidos previamente. Apenas desta maneira é possível estar seguro no ambiente digital. Temos um texto bem completo explicando o que é e como o firewall funciona. Leia aqui.

 

Bloquear acesso à internet e muito mais

 

É por isso que recomendamos o Sophos Firewall, uma solução que, além de permitir bloquear acesso à internet de maneira assertiva e em massa, oferece diversas vantagens para a segurança mais completa que sua rede pode querer.

No painel de controle, é possível ter uma visão completa de toda a rede, usuários e aplicativos. Ali são emitidos relatórios periódicos da saúde de sua conexão, quantas ameaças foram encontradas, a causa do problema e o usuário afetado. Junto com essas funções, estão as permissões de tráfego, que monitoram todos os aparelhos conectados em sua rede.

Isso quer dizer que, mesmo que alguém de fora use sua rede (o Wi-Fi, por exemplo), ele estará sujeito às mesmas regras definidas para sua rede interna, incluindo as restrições de site. O firewall da Sophos também permite ter uma visão clara das regras que estão sendo utilizadas em suas conexões, permitindo aprofundar o nível de segurança, se necessário. Além da emissão de relatórios, o firewall também envia mensagens imediatas ao identificar ameaças que exigem atenção.

O sistema consegue identificar e mesmo testar as ameaças criando um ambiente específico para verificar a ameaça. Desta forma, caso a suspeita se confirme, o acesso é negado imediatamente – e você é alertado. Mas, se não houver ameaça, o usuário é redirecionado ao site desejado. Como o firewall possui uma ferramenta poderosa de aprendizagem, ele fica mais refinado a cada dia. E, se mesmo com todos os mecanismos de defesa, algum usuário seja infectado, o sistema da Sophos permite isolar aquele aparelho, impedindo que o vírus se espalhe por toda a rede.

Ressaltamos que, qualquer que seja sua necessidade, modificar o proxy de sua rede impacta diretamente em sua segurança. Por isso, contate sempre um especialista antes de alterar suas configurações de rede.

Saiba mais sobre segurança digital para sua empresa falando com a gente!

E não se esqueça de nos acompanhar também no Facebook e Linkedin.

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Quais são tipos de backup e como saber qual é o melhor? 

Diferentes tipos de backup podem ser utilizados para situações distintas. Mas, afinal, qual é a diferença entre eles? Como saber …

blank

E-mail corporativo com amplo armazenamento? Conheça o Exchange Online

Está em busca de uma solução de e-mail corporativo que ofereça tudo o que a sua empresa precisa? O Microsoft …

blank

SaaS: o que é e como funciona 

O nome pode até ser desconhecido, mas com certeza você já ouviu falar da sigla SaaS!  Na verdade, o SaaS …

blank

SaaS, IaaS e PaaS: Conheça os 3 tipos de arquitetura em nuvem

Você já deve saber que SaaS, IaaS e PaaS são três tipo de arquitetura em nuvem, não é? Mas, você …