Blog

O que é armazenamento em nuvem e como sua empresa pode se beneficiar com este serviço

O que é armazenamento em nuvem

O armazenamento em nuvem é um serviço que permite salvar dados ao transferi-los para um repositório on-line. A nuvem, claro, é uma figura de linguagem. Há lugares físicos onde os documentos estão armazenados, mas eles estão em servidores gigantescos a milhares de quilômetros daqui. Normalmente, esses dados são distribuídos em dois ou três destes locais, para garantir a continuação do serviço em caso de desastres.

Empresas pequenas, médias e grandes podem se beneficiar da computação em nuvem. Afinal, todas elas geram quantidades de dados expressivas e valiosas. Mais segura do que as medidas convencionais de armazenamento pelas características apontadas acima, a nuvem ainda oferece criptografia avançada e gerenciamento de acesso facilitado. Desta forma, é possível compartilhar os arquivos para edições em tempo real e definição de quem pode ou não acessar determinado arquivo.

Outra grande vantagem destas nuvens de armazenamento é o custo-benefício. Sua durabilidade em comparação com sistemas físicos de armazenamento é incomparavelmente maior. Os documentos na nuvem não precisam se preocupar com acidentes. Sem contar que estão disponíveis de qualquer lugar com acesso a internet e simplificam a busca por determinado arquivo. Seu tempo de integração também é baixíssimo, afinal, é similar com outros programas da internet. A questão é mais pela definição de sua usabilidade (como escolher o administrador, por exemplo) do que a instalação nas máquinas.

Mas, para entender o que é armazenamento em nuvem e como o serviço pode otimizar o seu trabalho, é necessário entender a finalidade que o serviço terá em sua empresa.

 

Compartilhamento e organização

Empresas que trabalham em times temem a dor de cabeça que arquivos duplicados podem dar. Afinal, como saber qual a última versão de um documento? Com o OneDrive for Business, seus colaboradores trabalham sempre na última versão do arquivo, com todas as funcionalidades disponíveis no Word, Excel ou Power Point. Além disso, versões anteriores também ficam disponíveis para acesso e recuperação.

Já para colaboração, com o Microsoft Teams o trabalho remoto em equipe fica muito mais facilitado. A ferramenta concentra em um mesmo local os sites relevantes, planos e tarefas, indicadores de resultados (Power BI), recursos para reuniões online, informações de sua agenda, além de contar com opção de chat individual ou em grupo, locais de acesso a todo conteúdo compartilhado, organização de equipes e gerenciamento de conteúdo acessível para cada uma delas.

E para organizar seu time, o SharePoint Online é a opção ideal. Com opção de criação de sites e portais acessíveis apenas a quem faz parte da equipe de trabalho, é possível disponibilizar arquivos ou mesmo notícias e artigos importantes para a realização da tarefa. A ferramenta conta também com notificações e acompanhamento do fluxo de trabalho, o que permite gerenciar de perto cada processo – e corrigi-lo quando for necessário. Com as listas e bibliotecas do SharePoint, o Microsoft Flow e os PowerApps, você cria experiências digitais avançadas com formulários, fluxos de trabalho e aplicativos personalizados para cada dispositivo.

Todas essas funções de produtividade estão disponíveis em um pacote só. Veja as opções aqui e tenha a integração feita por um profissional com a experiência da Support!

 

Rodar sistemas na nuvem

Pequenas e médias empresas geralmente não contam com um grande capital para investir em um departamento próprio de TI, que são caros de implantar e manter. Por isso, os serviços oferecidos na nuvem são viáveis para elas também, pois não demandam um grande investimento e oferecem maior segurança no armazenamento de arquivos, quando comparados com os servidores que essas empresas têm em suas sedes.

Com o Azure – a plataforma na nuvem da Microsoft – toda a infraestrutura, a logística para a criação dos sistemas, armazenamento dos dados e questões de segurança ficam sob a responsabilidade da Microsoft. Outro benefício da plataforma é a recuperação de dados de forma mais rápida e confiável. Nela, o SQL Server é certificado, suportado e otimizado para ser executado, sendo a escolha ideal para não somente a recuperação, mas também o de dados.

Na plataforma da Microsoft é possível aumentar ou diminuir o espaço de armazenamento, dependendo da quantidade e tamanho de arquivos, contratando somente o serviço que será realmente utilizado. Neste caso, há corte de custo por parte das empresas e maior possibilidade para estabilizar e operacionalizar os orçamentos com TI. Entre outras vantagens de ser um cliente Azure, as empresas contam com o suporte de uma equipe especializada e ágil, que trabalha 7 dias por semana, durante 24 horas em todos os dias do ano.

 

Saiba mais sobre como os serviços em nuvem podem fazer a diferença para sua empresa falando com a gente!

E não se esqueça de nos acompanhar também no Facebook e Linkedin.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conteúdo relacionado

EMS: a plataforma de segurança e gerenciamento de mobilidade que você precisa conhecer

Você já ouviu falar no EMS? O Enterprise Mobility + Security é a plataforma da Microsoft que proporciona segurança completa, …

Privacidade de dados: o que é e como proteger sua empresa de vazamentos

Privacidade de dados: o que é e como proteger sua empresa de vazamentos

Os dados são, em um cenário de transformação digital, um dos ativos mais importantes do mundo corporativo atual. Afinal, há, …

O guia do Microsoft Sharepoint: benefícios e vantagens para você

O guia do Microsoft Sharepoint: benefícios e vantagens para você

Fonte: Microsoft Docs Lidar com arquivos em equipe pode não ser tarefa das mais fáceis. Para armazenar conteúdo corporativo …

Sequestro digital: como evitar?

Sequestro digital: como evitar?

Fonte: Unsplash O sequestro digital é cada vez mais comum e preocupa corporações de todos os tamanhos. Afinal, a perda …