A transformação digital já é realidade para muitas empresas que buscam, o quanto antes, aprimorar os seus processos com o auxílio da tecnologia. Uma das tendências para otimização de serviços é a migração do servidor tradicional, chamado de Data Center, para a Nuvem.
O processo de modernização traz diversos avanços para o negócio em relação ao modelo atual empregado. Os tradicionais Data Centers, que consistem em uma estrutura física que abriga os recursos de armazenamento e gerenciamento, em muitos pontos já são considerados obsoletos. Apesar de ser uma forma de centralizar as ações da empresa, a opção possui muitas desvantagens em relação as novas tecnologias disponíveis.
Os problemas dessa estrutura iniciam por um dos pontos que mais preocupam as empresas, o alto custo de manutenção dos softwares e hardwares. Além disso, para um bom funcionamento é fundamental possuir uma mão de obra especializada e uma maior atenção da equipe de TI. A perda de informações por danos aos equipamentos e servidores e a limitação de armazenamento também são problemas recorrentes das empresas que ainda optam por permanecem com um modelo de servidores locais.
Em contraponto as dificuldades vividas pelas empresas, a Nuvem, que se define por uma vasta rede de servidores remotos que operam como um único ecossistema, oferece a possibilidade de rodar o servidor e suas aplicações de forma online com mais facilidade de acesso e de com maior flexibilidade nos processos. Confira mais alguns pontos intangíveis para o negócio:
– Alta disponibilidade: diferente dos tradicionais Data Centers, a nuvem permite que cada unidade de negócio acesse sem dependências adicionais os recursos da nuvem. Com isso, é possível eliminar os casos, tão comuns, de indisponibilidade geral quando da ocorrência de um incidente no datacenter principal.
– Flexibilidade: a solução ofertada pela Microsoft permite a contratação no momento da sua real necessidade. Ou seja, desobrigando a empresa a executar altos investimentos iniciais com base na previsibilidade de consumo.
– Elasticidade: esse é um dos grandes diferenciais da Nuvem em relação aos tradicionais softwares e hardwares. Com essa tecnologia, é possível adquirir novos recursos em poucos minutos, seja para rodar novas aplicações de negócio, eliminando a necessidade de aquisições específicas e a demora de execução.
– Segurança: existem diversos fatores que contribuem para uma maior segurança em comparação com os servidores locais. Como, por exemplo, a ausência do risco de roubo ou de dano de equipamentos, além do isolamento de dados vindos de conexões não-seguras. Na Nuvem, os dados armazenados são criptografados para garantir uma camada extra de proteção para informações confidenciais ou estratégicas.
– Economia financeira: sem a necessidade de uma manutenção frequente, o custo para manter o servidor na Nuvem é muito menor que o empregado para os softwares tradicionais. O mesmo argumento serve para a questão de interrupções, que são tão frequentes nos Data Centers, mas que não ocorrem no ambiente digital, diminuindo assim custos também neste quesito.
Todas essas vantagens citadas fortalecem ainda mais o argumento de realizar a modernização com a migração dos servidores para a Nuvem. Quer saber como a sua empresa pode realizar essa transição?
Como mover os seus servidores para a Nuvem.
Em caso de qualquer outra dúvida, entre em contato com um dos especialistas da Support, teremos muito prazer em te ajudar.