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Como solucionar e evitar problemas no Home Office

Durante o período de pandemia e de home office tanto empresa como colaboradores podem ter um auxílio importante ao utilizar algumas ferramentas digitais. Através delas, se utilizadas de forma correta, o momento de trabalho remoto se torna muito mais seguro e produtivo e sem grandes problemas.

Segundo uma pesquisa feita pela FGV, 67,4% dos funcionários de empresas aderiram ao trabalho remoto durante a pandemia. Em número bruto, estima-se 20 milhões de brasileiros, enquanto em 2018 o Brasil somava apenas 3,8 milhões de profissionais que já trabalhavam remotamente. Levando em conta estes números, iremos citar algumas ações e alternativas que podem trazer mais segurança aos dispositivos durante a pandemia.

Um dos primeiros passos de proteção para um período de home office é verificar se todos os dispositivos, sistemas operacionais e aplicativos estão atualizados com as suas últimas correções e versões. Caso contrário, o risco de malwares violarem as defesas das organizações aumentam consideravelmente. Na dúvida se falta alguma atualização, clique no botão “Verificar se há atualizações” no seu Windows Update.

Longe dos seus escritórios, a chance de perda ou, até mesmo, roubo de dispositivos aumenta muito. Como, por exemplo, telefones deixados em cafés, laptops roubados e entre outras situações. Para evitar perdas maiores, a criptografia é fundamental. Neste processo, se impede a análise de protocolos por terceiros. Para isso, a maioria dos dispositivos inclui ferramentas nativas, como o BitLocker. No Windows, basta apenas seguir as instruções – https://support.microsoft.com/pt-br/help/4028713/windows-10-turn-on-device-encryption.

Uma das grandes dúvidas das empresas e também dos funcionários é a seguinte: como estabelecer uma conexão segura com o local de trabalho? Apenas desta forma, você conseguirá executar o trabalho de forma correta e sem nenhum risco. Para isso, o uso de uma rede virtual privada (VPN) garante que todos os dados transferidos entre o usuário doméstico e a rede do escritório sejam criptografados e protegidos em trânsito. Caso a sua empresa já utilize o Sophos XG, pode habilitar facilmente este recurso com as orientações em https://community.sophos.com/kb/en-us/122769.

Neste momento, muitas empresas começaram a implantar o trabalho na nuvem, como uma forma de compartilhar os documentos com todos os colaboradores. Para esse serviço ficar ainda mais seguro, não deixe arquivos e dados desprotegidos. Ou seja, usuário e senha devem sempre ser exigidos. A autenticação por dois fatores, conhecida como multifatorial, é uma das opções por se tratar de um processo em que dois dos três fatores reconhecidos são usados para identificar um utilizador. Normalmente, uma senha, código de acesso, senha ou PIN. Recursos como o Microsoft Onedrive e Azure FileSharing tornam esta tarefa fácil e rápida.

Outra consequência do trabalho em casa é o grande aumento do número de e-mails, pois as pessoas não poderão mais falar pessoalmente. Hackers já entenderam isso e já usam o coronavírus em e-mails de phishing como forma de convencer os usuários a clicar em links maliciosos. Verifique se a sua proteção de e-mail está atualizada e aumente o conhecimento de phishing.

Por fim, com um grande número de pessoas trabalhando em casa, o uso o Shadow IT, onde a equipe de fora da TI encontra suas próprias maneiras de resolver problemas, provavelmente aumentará. A Sophos descobriu recentemente os painéis “públicos” do Trello contendo nomes, e-mails, datas de nascimento, números de identificação e informações da conta bancária. Garanta que os usuários relatem o uso dessas ferramentas.

Quer saber ainda mais sobre soluções para o seu home office? Entre em contato com a Support. 

 

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