Blog

BaaS: o que é?

Você já deve saber a importância da realização de backups regulares para a segurança e saúde do seu negócio, certo? Eles são sinônimos de proteção contra ciberameaças, vazamentos de dados e outros riscos evitáveis nos dias de hoje. Mas você sabia que o BaaS pode ser uma solução mais prática e eficaz?

Neste artigo você vai descobrir:

  • o que é backup as a service
  • quais são as vantagens do BaaS
  • como realizar backup as a service

BaaS: o que é o Backup as a Service?

O BaaS, ou Backup as a Service, é o outsourcing (terceirização) do serviço de backup. Investir em backups internos e regulares pode ser custoso, nada prático e demandar infraestrutura extra.

Por isso, surge o BaaS, oferecendo às empresas terceirizar o serviço para quem é especialista em serviços na nuvem. Assim, a terceirizada fica responsável por executar os backups, bem como definir todo o escopo estratégico do serviço.

Entre o que deve ser definido, está:

  • a periodicidade do backup
  • a tecnologia empregada
  • a validação dos acessos
  • os hardwares e softwares necessários para o bom funcionamento do procedimento

 

Além disso, a empresa também deve verificar regularmente a boa execução do backup, através de testes. O objetivo é a realização do backup como estratégia, de alto nível, de forma simplificada e prática e sem exigir altos custos.

Quais são as vantagens do BaaS?

Como qualquer outro procedimento, a realização de backup exige conhecimentos técnicos específicos e uma equipe qualificada. Por isso, o BaaS pode trazer muitas vantagens, principalmente para empresas de médio ou pequeno porte, que não podem bancar uma equipe especializada no assunto.

Entre as vantagens, estão:

  1. Backup de alta qualidade

Ao investir em uma empresa especializada em serviços na nuvem, fica mais fácil garantir um backup de alta qualidade, feito por quem entende do assunto e tem conhecimento técnico para garantir a eficiência do processo.

  1. Praticidade

Com o BaaS não é preciso dispor de estruturas físicas locais ou mesmo de equipe especializada. Além disso, não se gasta tempo e reduz a chance de erro humano, já que o backup é feito de maneira automatizada, independente do horário ou dia da semana.

O backup, nesse caso, é feito de maneira controlada, programada e constante. É mais tempo para que você possa se preocupar com o seu negócio, desenvolvendo ações estratégicas e deixando de se ocupar com o operacional.

  1. Mais segurança

Investir em BaaS é investir em mais segurança. Além de contar com especialistas, o backup as a service conta com tempo de recuperação dos dados mais rápido em caso de perda, evitando a maior preocupação relacionada aos dados: a perda definitiva deles. É possível restaurar os arquivos (e suas várias versões) rapidamente, em qualquer lugar, desde que haja conexão com a internet.

Graças ao desenvolvimento de um plano estratégico, o BaaS também oferece mais segurança ao longo do tempo, com sistemas de última geração e implantação de políticas de conformidade e controle.

  1. Mais custo benefício

Todas essas vantagens vêm acompanhadas da redução do custo. O BaaS é uma opção com ótimo custo benefício, trazendo tranquilidade para a empresa, mais eficiência nos processos e previsibilidade nos gastos.

Você também não perderá tempo com o treinamento de equipe interna e o dinheiro gasto será retornado em investimento. Afinal, o backup não é apenas uma prática operacional: é uma estratégia de prevenção, proteção e aceleração dos processos e dados empresariais.

Como realizar Backup as a Service?

O primeiro passo para realizar BaaS é buscar uma empresa de excelência, com tradição e experiência no serviço. Busque entender as necessidades do seu negócio para comunicar claramente à empresa terceirizada.

A Support pode te ajudar nessa missão! Temos mais de 20 anos de experiência no mercado e somos especialistas em infraestrutura cloud. Modernizamos a sua empresa com mais segurança e de maneira estratégica, atuando nas dores e desafios do seu negócio.

Quer saber mais? Clique aqui e conte com a Support para te ajudar a implementar, apoiar e monitorar o processo de backup as a service continuamente.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Conteúdo relacionado

Windows 365: o seu PC na nuvem – nós testamos!

Você já deve saber o que é o Windows 365. Mas, se você ainda não conhece, vale relembrar: o Windows …

blank

Lei Geral de Proteção de Dados: se adequar também traz vantagens competitivas para seu negócio

Quando se trata da Lei Geral de Proteção de Dados, muito se fala sobre a necessidade de adequação para evitar …

blank

SOPHOS Firewall: o que é e por que investir?

Você conhece a solução SOPHOS Firewall? A plataforma oferece proteção de nova geração e segurança cibernética e de nuvem integrada. …

blank

BaaS: o que é?

Você já deve saber a importância da realização de backups regulares para a segurança e saúde do seu negócio, certo? …