Blog

  • Produtividade
  • /
  • As dificuldades que o trabalho remoto proporciona para os pequenos e médios negócios

As dificuldades que o trabalho remoto proporciona para os pequenos e médios negócios

A produtividade é um dos pontos mais afetados neste momento de trabalho remoto em pequenos e médios negócios. Sem a possibilidade de obter tecnologia avançada, essas empresas viram o lucro diminuir com a chegada do regime de home office em decorrência da pandemia do coronavírus. As dificuldades são diversas e prejudicam todos os setores.

Um dos mais recorrentes é os transtornos para se comunicar e acessar dados oriundos da área de trabalho habitual. Em muitos casos, essas empresas, por desconhecimento ou incapacidade, acabam não conseguindo elaborar uma infraestrutura de rede que permita a realização por completo do trabalho de forma remota. Esse fator acaba prejudicando muito a jornada de trabalho e demanda um tempo enorme para executar atividades, que seriam rapidamente solucionadas em um ambiente de normalidade. E por consequência, acaba diminuindo a produtividade em tempos de isolamento e quarentena.

As dificuldades não ficam apenas neste ponto. Para muitos, esse segundo fator pode parecer frescura, mas acarreta muitos problemas. Se adaptar ao uso de computadores e equipamentos que não são recursos habituais é bem complicado. Sem a possiblidade de levar o equipamento para casa, os funcionários acabam recorrendo a formas diferentes para tentar suprir as demandas e necessidades diárias. No entanto, em muitos momentos, não conseguem manter o mesmo nível do trabalho feito de forma presencial, pela falta de aplicativos e softwares.

Outra dor dos pequenos e médios negócios é como manter níveis mínimos de segurança e privacidade das informações. Longe dos escritórios, um ponto importante é criar uma conexão segura com o trabalho. Só assim, você conseguirá executar o seu trabalho de forma correta e sem nenhum risco. Porém, esses processos de seguranças são desconhecidos de muitos e com isso, o risco aumenta muito.

Por fim, o principal ponto é a dificuldade financeira, que impede a implementação de um software ou qualquer outra ação que amenize os problemas de logística que a pandemia trouxe para esses negócios. Sem uma verba destinada para tal movimento, as medidas que são realizadas pouco funcionam e apenas resolvem de forma momentânea as dificuldades.

Mesmo com todos estes pontos, alguns softwares podem ajudar estas empresas e profissionais a ter uma produtividade maior durante este período de regime de trabalho remoto.

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Quais são tipos de backup e como saber qual é o melhor? 

Diferentes tipos de backup podem ser utilizados para situações distintas. Mas, afinal, qual é a diferença entre eles? Como saber …

blank

E-mail corporativo com amplo armazenamento? Conheça o Exchange Online

Está em busca de uma solução de e-mail corporativo que ofereça tudo o que a sua empresa precisa? O Microsoft …

blank

SaaS: o que é e como funciona 

O nome pode até ser desconhecido, mas com certeza você já ouviu falar da sigla SaaS!  Na verdade, o SaaS …

blank

SaaS, IaaS e PaaS: Conheça os 3 tipos de arquitetura em nuvem

Você já deve saber que SaaS, IaaS e PaaS são três tipo de arquitetura em nuvem, não é? Mas, você …