Blog

As dificuldades e os desafios do Home Office

A realidade de todos mudou com o início da pandemia do coronavírus, em março deste ano. E não foi diferente para as empresas que precisaram alterar a sua forma de trabalho e, para muitas, até optar por um regime de home office. Tal decisão foi importante para manter a saúde dos colaboradores em meio ao alto risco de contágio, mas também trouxe muitas dificuldades na hora de implantar esse sistema.

A maior necessidade, de muitas, foi a construção ou a elaboração de uma infraestrutura de rede que permitisse a realização do trabalho de forma remota, sem afetar na produtividade. Em alguns casos, isso não foi um empecilho principalmente para as com um processo de digitalização consolidado. No entanto, outras precisaram avançar neste sentido para conseguir se manter na ativa. Ou seja, mais do que nunca, as companhias tiveram que pensar em atualizar seus hábitos digitais.

Os desafios para as instituições não param por aí na questão de equipamento e tecnologia da informação. Os usuários remotos precisam configurar dispositivos para se conectarem com serviços importantes como seus sistemas de vendas, financeiro, RH, documentos, e-mails, mas sem contar com o suporte físico do departamento de TI.

Além disso, um ponto importante neste momento de home office é criar uma conexão segura com o local de trabalho. Só assim, você conseguirá executar o seu trabalho de forma correta e sem nenhum risco.

Já para os colaboradores, os desafios são de logística. É necessário criar um ambiente que seja compatível para suportar a rotina de um escritório. Ou seja, é fundamental fixar uma área da casa para realizar as atividades. Neste local, é ainda mais importante ter uma boa mesa, uma cadeira ergonômica e todos os outros elementos necessários para ter um rendimento melhor. Nesta lista também não podemos esquecer de estar com uma rede WI-Fi que suporte as demandas solicitadas.

Esses e outros pontos devem ser cuidados para que o home office não se torna literalmente uma “dor de cabeça” tanto para a empresa como para os colaboradores. Além disso, algumas iniciativas podem ajudar na proteção do seu ambiente de trabalho.

Texto: Roberto Peruzzo 

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Case de sucesso: a solução da Support de estrutura secundária resiliente para CCAB 

A CCAB Agro é uma empresa brasileira formada por agricultores, em modelo de gestão empresarial, que oferece tecnologia em produtos …

Indicadores de produtividade: quais os principais e como implementá-los

Os indicadores de produtividade são métricas importantes para entender e acompanhar o trabalho que está sendo feito em sua empresa …

Zero Trust: a estratégia de segurança em TI que você precisa adotar

Você sente que seu ambiente interno de cloud está seguro pelos seus funcionários? As empresas costumam usar um modelo de …

Como aumentar a produtividade de equipes e negócios 

Manter o foco e a produtividade pode ser um desafio para equipes que trabalham online. Conversas de bate-papo constantes e …