Por: Luciano Marchetto
Atuo há mais de 20 anos com tecnologia e uma pergunta sempre atormenta os clientes: “meu backup está OK?”
Aqui, é importante entender o que o cliente quer dizer com “está OK” – significa perguntar que, em caso de problemas, terá como recuperar seus dados no menor tempo possível e com a menor perda possível (ou seja, que a diferença entre o dado que está no backup e o que ele estava utilizando seja a menor possível, de preferência nenhuma).
No caso de empresas de pequeno e médio porte (o SMB), investir em ferramentas onerosas de backup não é viável. Assim, fazer backup na nuvem traz uma série de vantagens:
- Não precisa se preocupar em adquirir e administrar uma estrutura de hardware e software de backup complexas e caras;
- Caso eu perca toda a minha estrutura por um desastre, meu backup estará salvo fora dela (o que chamamos de disaster recovery);
- Tenho escalabilidade
Entretanto, há algumas desvantagens importantes a serem citadas no modelo de nuvem:
- É preciso preparar meu link de dados para suportar um alto volume de informação trafegando nele – o SMB normalmente conta com links de internet limitados, e não é interessante que o backup faça concorrência com a operação do dia-a-dia;
- Quando eu precisar restaurar uma informação, o tempo para recuperá-la da nuvem é maior do que um backup local, por exemplo;
Em muitos cenários, soluções híbridas de backup (onde backups são armazenados localmente e na nuvem) podem ser alternativas mais lógicas.
Para ajudar a avaliar as soluções de backup, faça-se as seguintes perguntas:
- Sei quais informações tenho backup e quais não?
- Se eu precisar recuperar uma informação do meu backup agora, eu sei fazê-lo ou sei para quem solicitar?
- Já testei alguma vez recuperar uma informação?
- Sei quanto tempo leva para recuperar um arquivo, uma pasta ou um servidor? Estes tempos são adequados para o meu negócio?
Caso você não saiba responder alguma das perguntas acima, entre em contato conosco da Support – teremos prazer em ajudá-lo.