Se você acompanha as notícias, recentemente foram divulgados ataques a roteadores sem fio (wireless access points), que visam roubar senhas de banco e outros dados através do sequestro de sua rede sem fio (confira matéria).
Isso acontece em roteadores WIFI desatualizados, em que o invasor identifica o endereço IP e explora as falhas do aparelho. Ao conseguir a entrada, ele domina o equipamento e testa nomes de usuário e senhas padrão. Assim, quando você acessar seu banco, vai ser direcionado para outra página (a página do invasor) para colocar seu usuário e senha. De posse destas informações, o invasor acessa a página do banco e usa suas credenciais para roubar seu dinheiro. O grande perigo é que muitas destas ameaças estão escondidas em anúncios dentro de sites que normalmente acessamos – e até mensagens no Whatsapp.
No mundo corporativo, ataques deste tipo podem ser muito perigosos. Mesmo empresas com segurança da informação reforçada podem ter diretores e gerentes usando roteadores sem fio desatualizados ou com segurança frágil na sua residência, por exemplo. Não só credenciais bancárias podem ser roubadas, mas também credenciais a sistemas críticos para a operação do negócio.
Como resolver isto?
Usuários de rede dificilmente irão se envolver com operações complexas como atualizações de firmware de roteadores sem fio. A solução são roteadores com atualização de firmware automática e controle total a partir de uma central de gerenciamento simplificada e na nuvem, para reforçar a segurança. É o que o Sophos Wireless oferece – proteção simples e atualização automática sem complicações.
Ficou na dúvida? Então fale com a gente!