O nome pode até ser desconhecido, mas com certeza você já ouviu falar da sigla SaaS!
Na verdade, o SaaS – ou Software as a Service – está presente no cotidiano de muita gente, principalmente se você costuma assinar serviços de empresas como Netflix ou Microsoft, que funcionam nesse modelo.
Neste artigo, você vai descobrir:
- o que é SaaS;
- como funciona o Software as a Service;
- quais são os benefícios;
- como utilizar.
Para saber mais, é só continuar a leitura!
O que é SaaS?
No geral, o SaaS nada mais é que uma camada de cloud computing que disponibiliza, como serviço, softwares ou soluções tecnológicas de fácil acesso para o cliente.
Com ele, é possível eliminar a necessidade de instalação e gerenciamento, já que a responsabilidade de garantir o bom funcionamento do software é da empresa provedora.
Assim, o cliente não está mais preso a um modelo tradicional e não precisa se preocupar com custos de aquisição de hardware (servidores, manutenção, backup), licenciamento de software e gestão de atualização. Ah, isso sem falar nos custos com estrutura física, como espaço, acondicionamento adequado, rede elétrica estabilizada e recursos de contingência!
O SaaS também pode ser comumente chamado de software baseado na web, software sob demanda ou software hospedado.
Independente do nome, o conceito é o mesmo: o serviço fica na web e ao cliente cabe apenas acessá-lo.
Como funciona o SaaS?
O sistema oferecido pelo SaaS fica alojado remotamente e pode ser acessado via web, sem a necessidade de nenhum download. Assim, o que é vendido é o serviço, e não o software em si.
Essa tecnologia baseada em nuvem permite trabalhar online, evitando a perda de dados e arquivos, além de facilitar a mobilidade da empresa e ser um serviço escalável.
Algumas soluções disponíveis no mercado atualmente são o Onedrive e o Microsoft Teams, por exemplo.
Já deu para perceber que o modelo é realmente eficiente e cheio de vantagens, certo?
Vantagens do Software as a Service
O modelo SaaS de cloud computing oferece diferentes benefícios para o usuário. Entre eles, temos:
Menor custo
O custo para utilizar o SaaS é menor, já que não é necessário investir em toda a infraestrutura que um modelo tradicional requer. Além disso, não é preciso arcar com os custos de instalação de nenhum tipo de software ou manutenção.
Esses e outros gastos ficam todos a cargo da empresa provedora.
Mobilidade e acessibilidade
Para ter acesso ao SaaS é fácil: basta estar conectado à internet! Por isso, uma das grandes vantagens dele é a mobilidade.
O acesso é feito de qualquer lugar e, por funcionar como cloud computing, não é necessário utilizar máquinas específicas.
Escalabilidade
Já que upgrades e atualizações também são gerenciados pela empresa provedora, fica mais fácil crescer com escalabilidade.
Com o SaaS, não há necessidade de fazer download de nada, e nem adicionar espaço no software. O serviço é escalável de acordo com o crescimento do seu negócio.
Integração
Por funcionar como software, a integração com outros serviços e sistemas fica muito mais fácil. Além disso, as atualizações também são feitas de maneira automática!
Como utilizar o SaaS
Quer utilizar o SaaS na sua empresa e não sabe por onde começar?
A Support pode te ajudar!
Somos especialistas em infraestrutura cloud e, após uma análise cuidadosa, oferecemos uma solução personalizada para trazer mais agilidade, escalabilidade e economia para sua empresa.
Quer saber como? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!