A internet trouxe uma mudança positiva em nossas vidas hoje, mas, com isso, também existe um enorme desafio em proteger seus dados. Neste artigo, discutiremos os diferentes tipos de ataques cibernéticos e como eles podem ser evitados.
Tipos de Ataques Cibernéticos
Existe uma variedade de ataques cibernéticos e, ao tomar conhecimento de como funcionam, fica mais fácil proteger redes e sistemas. Aqui, examinaremos de perto os cinco principais ataques cibernéticos que podem afetar desde um indivíduo até uma grande empresa.
Vamos começar com os diferentes tipos de ataques cibernéticos em nossa lista:
1. Malware
Este é um dos tipos mais comuns de ataques cibernéticos. “Malware” refere-se a vírus de software malicioso, incluindo worms, spyware, ransomware, adware e trojans.
O vírus do tipo trojan se disfarça como um software legítimo. Já um ransomware bloqueia o acesso aos principais componentes da rede, enquanto o spyware é um software que rouba todos os seus dados confidenciais sem o seu conhecimento. Adware é um software que exibe conteúdo publicitário, como banners, na tela do usuário.
O malware invade uma rede por meio de uma vulnerabilidade. Pode infectar a rede quando o usuário clica em um link perigoso, permitindo que seja baixado um anexo de e-mail, ou quando um pen drive infectado é usado em uma estação.
Vejamos agora como podemos prevenir um ataque do tipo malware:
- Use um software antivírus. Ele pode proteger seu computador contra malware;
- Use firewalls. Os firewalls filtram o tráfego que pode entrar no seu dispositivo;
- Fique alerta e evite clicar em links suspeitos;
- Atualize seu sistema operacional e navegadores regularmente.
2. Phishing
Os ataques de phishing estão entre os tipos mais comuns de ataques cibernéticos. Nele, o invasor se faz passar por um contato confiável e envia e-mails falsos à vítima.
Sem saber disso, a vítima abre a mensagem e clica no link malicioso ou, ainda, abre algum anexo que possa ter sido enviado. Ao fazer isso, os invasores conseguem “entrar” e obter acesso a informações confidenciais e credenciais de conta. Também é possível instalar malwares por meio de um ataque de phishing.
Os ataques de phishing podem ser evitados seguindo estas etapas:
- Fique atento os e-mails recebidos (é comum utilizar nomes muito parecidos com seus contatos que já tenha);
- Use mecanismos de autenticação de duplo fator
3. Man-in-the-Middle (MITM)
Um ataque Man-in-the-Middle (MITM) também é conhecido como um ataque de espionagem. Nessa modalidade, o invasor entra em uma comunicação de duas partes, ou seja, ele sequestra a sessão entre um cliente e um host.
A comunicação cliente-servidor é cortada e, em ao invés disso, a linha de comunicação passa pelo hacker – que aproveita a brecha para roubar e manipular dados.
Saiba como evitar os ataques MITM:
- Mantenha atenção à segurança dos sites que utiliza;
- Use criptografia em seus dispositivos;
- Evite usar redes Wi-Fi públicas.
4. Negação de Serviço Distribuída (DDoS)
Um ataque de negação de serviço é uma ameaça significativa para as empresas. Aqui, os invasores visam sistemas, servidores ou redes e os inundam com tráfego para esgotar seus recursos. Isso resulta no encerramento ou na lentidão do site que ele hospeda.
Também é conhecido como ataque DDoS (Distributed Denial-of-Service) quando os invasores usam vários sistemas comprometidos para iniciar esse ataque.
Atente para esses pontos para se prevenir um ataque DDoS:
- Execute uma análise minuciosa para identificar tráfego mal-intencionado;
- Entenda os sinais de alerta, como desaceleração da rede e desligamentos intermitentes de sites;
- Contrate prestadores de serviços capacitados para cuidar de seus sistemas.
5. Ameaça Interna
Como o nome sugere, uma ameaça interna não envolve um terceiro, mas uma pessoa da própria equipe. Nesse caso, pode ser um indivíduo de dentro da organização que sabe tudo sobre a empresa.
As razões para esta forma de ataque são muitas, que vão desde práticas premeditadas com intuito malicioso até descuido. Ameaças internas são difíceis de prever e, portanto, precisam de cuidados extras para serem evitadas.
Algumas orientações para amenizar o perigo da ameaça interna:
- Ter uma boa cultura de conscientização de segurança;
- Implemente gestão de identidade e acesso em todos os setores.
Mas, é possível evitar ataques cibernéticos?
Embora tenhamos visto várias maneiras de prevenir os diferentes tipos de ataques cibernéticos que discutimos, existe uma série de práticas e medidas que podem ser implementadas com foco na segurança e manutenção da integridade dos dados.
- Aposte em sistemas de segurança e proteção para dispositivos, como a Sophos Intercept X
- Use um software de proteção antivírus confiável e legítimo
- Invista em um bom um firewall e outras ferramentas de segurança de rede, como sistemas de prevenção de intrusão, controle de acesso, segurança de aplicativos, etc.
- Evite abrir e-mails de remetentes desconhecidos
- Faça backup de seus dados regularmente
- Use a autenticação de dois fatores ou multifatores
- Proteja suas redes Wi-Fi e evite usar Wi-Fi público sem usar uma VPN
Quer saber como se proteger desses e outros ataques cibernéticos? Entre em contato com nosso time de especialistas.