Dados de uma pesquisa apontam que 90% dos gestores sentiram mudanças positivas, após a implantação da ferramenta.
O SharePoint Online traz diversos benefícios nos processos de comunicação e gestão de uma organização. Dados de uma pesquisa realizada em uma empresa de Caxias do Sul/RS apontam que 90% dos gestores sentiram mudanças positivas, após a implantação da ferramenta.
Tais informações foram retiradas de uma pesquisa quantitativa realizada pelo Felipe de Oliveira Alvares, gestor de TI, da empresa Sumig para o trabalho de conclusão de seu curso de MBA em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching, na Uniftec, onde ele utilizou a empresa onde trabalha como laboratório.
A empresa, especializada em soluções para solda e corte, conta com uma equipe de 18 gestores, na qual todos foram entrevistados por meio de um questionário online. Os resultados da pesquisa destacaram avanços efetivos, após a instalação do SharePoint com o apoio da Support.
A melhora na comunicação interna foi um dos principais fatores assinalados. 70% dos gestores da Sumig perceberam melhorias na comunicação entre as equipes, especialmente nos setores de qualidade, marketing e robótica, visto que a ferramenta tem como objetivo ordenar informações únicas e atualizadas sincronicamente a todos os envolvidos.
A pesquisa demonstrou também que a maior parte dos gestores, ou seja, 64,3% deles concordam que a comunicação interna tornou-se mais assertiva na empresa e destes, 35,7% concordam totalmente. Sendo, a comunicação um elemento essencial para o bom funcionamento de uma empresa.
Além desses benefícios, outro ponto abordado foi o fluxo de trabalho. A partir do uso do SharePoint, a empresa começou a gerar informações em um único armazenamento de dados em nuvem dividido por subitens e nominado por cada setor. Sendo assim, 75% acreditam que a empresa passou a obter um processo de trabalho unificado e mais organizado.
A pesquisa revela ainda que 100% dos gestores responderam que concordam ou concordam totalmente com o uso de recursos tecnológicos, como o Sharepoint. Para eles, a ferramenta contribui de forma efetiva para os processos de gestão de uma empresa. Aliás, 90% deles sentiram mudanças proveitosas logo após sua instauração, destacando ações no departamento de vendas externas.
Uma vez que, o SharePoint permite que os vendedores tenham acesso a informações que contribuem diretamente na venda e demonstração dos produtos oferecidos pela empresa com o auxílio de um único local para o compartilhamento de materiais e informações.
Anteriormente, os colaboradores desta função dependiam sempre de algum colaborador interno para encaminhar os materiais técnicos durante a demonstração de produtos ao cliente. Na empresa, o SharePoint foi sincronizado com os dispositivos móveis, como notebook e smartphone de todos os vendedores, a fim de propiciar a integração da equipe e a melhora da produtividade.
Na Sumig, o SharePoint foi instaurado em três departamentos da empresa, sendo o marketing, a robótica e o comercial. A pesquisa revelou que existem projetos em análise para a ampliação do uso da ferramenta para outras áreas, como recursos humanos e assistência técnica. Em questionário respondido, todos os gestores disseram que estão alinhados com esse propósito e essa ferramenta. 70% responderam que concordam com a ampliação e o restante dos entrevistados concordam plenamente.
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