Um dos grandes desafios da atualidade para os gestores de TI é manter a segurança dos endpoints, principalmente com o crescimento da mobilidade e dos diversos dispositivos que existem.
Outro fator que pode comprometer a segurança é o trabalho remoto. No Brasil, 46% das empresas aderiram ao trabalho home-office, segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise covid-19, realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA).
Conseguir vencer estes desafios, barrando as ameaças ainda na entrada, não somente mantém os dados seguros, como coloca a empresa em conformidade com a LGPD.
Embora muitas empresas já possuam dispositivos de segurança de endpoints, será que as práticas que otimizam essa proteção estão sendo realizadas?
Listamos aqui as 3 melhores práticas (e fundamentais) que garantirão a segurança dos dados da sua empresa:
Solução flexível, em camadas e escalonável
Com o passar do tempo, sua empresa precisará incluir novas e mais robustas camadas de proteção para se manter atualizada sobre as novas ameaças que surgem diariamente.
Além disso, se sua empresa crescer, a proteção também precisa acompanhar esta evolução, por isso contar com uma solução completa é ideal para você ter a flexibilidade de crescer a operação com a certeza de que está seguro.
Facilidade de acesso às ferramentas de detecção e resposta
Com que facilidade seus analistas conseguem usar as ferramentas de detecção de ameaças? Qual é o tempo de resposta que eles precisam em caso de um ataque?
Para proteger os endpoints, os recursos de detecção e resposta precisam estar integrados à rotina da sua equipe e a mesma precisa estar treinada e preparada para agir quando necessário.
Definição de políticas de segurança dos Endpoints
Por meio das soluções de proteção dos endpoints, os responsáveis pela administração conseguem definir políticas de segurança para os dispositivos.
E essas políticas devem estar alinhadas com as políticas de segurança da empresa, podendo ser usadas, por exemplo, para impedir ações indevidas do usuário (como a cópia de arquivos) e acessos não autorizados ao Endpoint.
Os endpoints são potenciais portas de entrada para vírus, malwares, ransomwares e outros ataques. Portanto, a aquisição de ferramentas profissionais especializadas em controle de Endpoints é um ponto importante para as empresas que querem proteger ainda mais seus dados, informações e ativos.
Quer proteger ainda mais os endpoints da sua empresa? Fale conosco.