A complexidade dos malwares cresceu com a mesma velocidade que a tecnologia evoluiu ao longo dos últimos anos. Um deles, o ransomware, tem se tornado o grande pesadelo das empresas.
Segundo o estudo global “The State of Ransomware 2021“, realizado pela Sophos, 38% das empresas brasileiras foram atingidas por ransomware nos últimos 12 meses.
O ransomware é um malware que tem como principal função criptografar ou impedir o acesso a uma grande quantidade de arquivos de um computador, sistema de dados ou até mesmo de uma rede inteira. Para que a vítima recupere o acesso aos dados, os cibercriminosos solicitam valores de resgate.
Trata-se de um ataque hacker muito difícil se livrar depois que foi instalado, pois mesmo pagando resgate não existe garantia de que o risco foi eliminado, por isso o pagamento não é recomendável.
Como o ataque de ransomware acontece?
Os ataques de ransomware utilizam as técnicas mais complexas do mundo digital. É através de mensagens simulando empresas e contatos com os quais a vítima possui algum tipo de relacionamento que o hacker ganha confiança. Assim, é possível estimular o usuário a instalar um software que simula uma ferramenta confiável.
Uma vez que o malware comece a ser executado, ele vai criptografar todos os arquivos que forem encontrados. Alguns tipos de ransomwares são mais focados em arquivos sensíveis ou em determinadas extensões e diretórios. Como a chave de criptografia fica armazenada externamente, reverter o processo e obter o acesso aos dados manualmente torna-se algo quase impossível.
Proteja sua empresa contra ataques de ransomware
Como visto acima, o ransomware tem um alto poder destrutivo e bem difícil de ser combatido depois de acessar dados importantes da empresa. Por isso, implementar políticas e soluções de proteção nos endpoints podem garantir que ameaças como essa não consigam entrar nos servidores.
Na Support | Produtividade, Segurança e Nuvem, trabalhamos com o Intercept X Endpoint da Sophos, considerado o melhor em proteção para endpoints do mundo. Com esta solução, sua empresa terá a garantia de que ameaças de ransomware e outros malwares sejam detectados e priorizados automaticamente, inclusive, apontando quais máquinas estão mais vulneráveis.
Além disso, o Intercept X Endpoint possui outros recursos que podem manter os dados importantes em segurança, como a recuperação automática de arquivos, interrompendo o ataque e o registro de inicialização.
A solução ainda usa o Deep Learning, uma forma avançada de Machine Learning, para detectar malwares conhecidos e desconhecidos sem depender de assinaturas.
Garanta que sua empresa não perca todos os dados por ataques de ransomware. Clique aqui e converse com um de nossos especialistas.