No último texto, explicamos o porquê sua empresa deve considerar o investimento em segurança de dados e os desafios desta tarefa no trabalho remoto. Hoje, vamos abordar de uma maneira mais prática, com algumas dicas de como começar a proteger os seus dados de maneira mais efetiva com as ferramentas que você tem. Vamos lá?
1 – Não baixe sua guarda
A primeira dica é: quando é para proteger os dados no mundo digital, pense como um hacker. Se você pensa que sua empresa talvez seja pequena demais para chamar a atenção de um, é melhor pensar de novo. 65% dos ataques cibernéticos brasileiros que visam dinheiro miram em pequenos negócios. Isso porque essas empresas estão mais suscetíveis a ataques maliciosos por justamente acharem que nunca vai acontecer com eles.
2 – Proteger os dados começa com pequenas ações, mas mire nas grandes
Quando foi a última vez que você mudou as senhas de seu site, e-mail e redes sociais? Aliás, essas senhas são realmente seguras ou usam o padrão “nome da empresa 123”? Gerenciar as senhas e quem tem acesso a elas é o primeiro passo para dar mais segurança aos dados e informações de seu negócio.
Outras dicas que não custam nada é manter os softwares atualizados, dividir o acesso de suas contas apenas com os colaboradores estritamente necessários e orientar a não clicar em links suspeitos ou entrar em sites poucos confiáveis.
Mas é importante saber que isso não é o suficiente! Esteja preparado para investir na segurança digital, senão agora, em breve. Além da LGPD, que vai começar a punir empresas sem adequação em pouco tempo, sua empresa pode estar correndo riscos ao deixar de proteger os dados agora.
3 – Entenda que a brecha de segurança normalmente vem de dentro
Ataques de hackers são uma preocupação – e não podem deixar de ser, como vimos acima. Mas depois que algumas medidas são adotadas, os atacantes simplesmente desistem e vão em busca de um alvo mais fácil. O principal problema quando se trata de vazamentos de dados normalmente vem de dentro da própria empresa. De fato, de acordo com a Microsoft, o índice de vazamentos de dados por meio de dispositivos de colaboradores chega a 60%.
Esse número preocupa ainda mais no caso do trabalho remoto, uma vez que além de se preocupar com os equipamentos da empresa, os hardwares dos colaboradores passam a ser potenciais fontes de vazamentos – muitas vezes sem querer, é claro.
4 – Faca backups regulares
Só quem já perdeu dias de trabalho por conta de uma exclusão não intencional de um arquivo sabe o quanto é frustrante não ter uma cópia para utilizar. Agora imagine perder todos os arquivos e ferramentas de sua empresa de um dia para o outro.
O backup é uma medida de segurança também, e relativamente simples de se fazer. A melhor opção é a nuvem, que oferece proteção criptografada em servidores de grandes empresas. A Microsoft, por exemplo, investe em torno de U$ 1 bilhão em segurança desse tipo. Sua empresa não precisa de tanto – basta utilizar os serviços oferecidos pelos norte-americanos para ter acesso à tecnologia e investimentos feitos por eles.
5 – Proteger os dados fica mais fácil com a ajuda de uma empresa profissional
Agora que você já sabe e implementa o básico, é hora de ir além. Uma empresa especializada em segurança da informação é importante para implementar ações como instalação de firewall e política de rede, configuração e upgrade de ferramentas com base nas necessidades de sua empresa e gerenciamento de pontos sensíveis, como distribuição de usuários na rede e rotina de backups seguros.
A Support é sua parceira para esta fase. No próximo texto, explicaremos cada solução apresentada por nós, todas com tecnologia Microsoft. Até lá!