Blog

  • Segurança
  • /
  • Ataque hacker: o que minha empresa precisa fazer para evitar

Ataque hacker: o que minha empresa precisa fazer para evitar

Ataque hacker

Se você acompanha as notícias, deve ter visto o quanto um ataque hacker pode trazer de prejuízo para empresas dos mais variados ramos de atuação. Apenas nos últimos meses, a JBS, Colonial Pipeline e o McDonald’s tiveram prejuízos enormes por conta de ataques cibernéticos. Aqui vamos explicar por que eles acontecem, as consequências que eles levam e, claro, o que você e sua empresa podem fazer para evitar esse problema.

Antes de tudo, é preciso ter em mente que um ataque hacker não depende do tamanho da empresa. A única diferença é que, quando eles acontecem em grandes companhias, prestamos mais atenção, afinal, sua repercussão tende a ser maior. E põe repercussão nisso. A invasão dos sistemas da Pipeline impediu a distribuição de milhões de litros de gasolina e diesel para a consta leste dos EUA – no fim, a empresa pagou cerca de 5 milhões de dólares para recuperar o sistema e normalizar a distribuição.

Mas, como citamos, violações desse tipo são mais comuns do que imaginamos – e do que gostaríamos. Dá para ter uma ideia da quantidade neste link aqui, que rastreia quantas tentativas de invasões acontecem em tempo real. De março a junho de 2021, a média diária foi de 85 milhões no mundo inteiro.

 

Os diferentes tipos de ataque hacker

Invasores estão sempre tentando um novo meio de tirar vantagem da falta de proteção de dados. Os mais preocupantes são aqueles que impedem o funcionamento do seu negócio, total ou parcialmente. Nesses casos, o mais comum é que seja feito o sequestro de dados e informações e se peça uma quantia para se recuperar o acesso. Podem ser sequestrados o sistema em si, como no caso da Pipeline, ou dados sensíveis da empresa, que podem ser usados como um meio de ameaçar a credibilidade do negócio.

É importante ressaltar que não há nada que garanta que os criminosos devolverão os acessos roubados. Há diversos casos em que, apesar de o dinheiro ser depositado como o hacker deseja, ele simplesmente desaparece, deixando a empresa com o problema e sem a verba. Há inclusive movimentos de conscientização para que se evite o pagamento desses sequestros, afinal, ele é o meio de vida dos hackers, e cortá-lo pode ser um caminho para desestimular essas ações.

O outro ataque hacker mais comum é o de vazamento de dados. Nesses casos, o criminoso não conseguiu informações valiosas o suficiente para pedir um resgate, mas extraiu um material que pode interessar outros hackers. Essa é uma das preocupações quando ocorre um vazamento de dados de usuários, como o que atingiu a rede McDonald’s, comprometendo informações de clientes de pelo menos três países. Também é desse tipo de ataque que saem todos aqueles spams em e-mails, mensagens de WhatsApp e até ligações inoportunas.

 

O que posso fazer para defender meus dados

Para defender os dados de sua empresa, tem de se ter em mente duas preocupações: o que afetam a sua empresa diretamente; e as informações que você possui de seus parceiros, colaboradores e, claro, clientes. A boa notícia é que os dois problemas podem ser resolvidos com soluções robustas e eficientes. Ou seja, não é necessário adquirir produtos específicos para cada uma delas, mas dar atenção para a capacidade de proteção do produto e, por consequência, em suas configurações. As soluções são:

Firewall

A primeira medida para evitar um ataque hacker é a adoção de um bom firewall. Com ele, você consegue definir as políticas de filtragem e as permissões de rede, mantendo um equilíbrio entre proteção e produtividade.

Há diversas opções no mercado, inclusive gratuitas. Embora elas sejam melhores do que nada, o ideal é contar com um especialista em TI para auxiliar na configuração e manutenção do firewall. Isso porque de nada adianta se ter um firewall robusto se seus recursos não forem utilizados corretamente.

Segurança de endpoints

Uma explicação antes: endpoint é qualquer dispositivo que se conecta a sua rede. Pode ser, portanto, um notebook, PC, celular, etc. Logo, a segurança de endpoint se concentra em assegurar que todos os dispositivos conectados estejam protegidos com as últimas atualizações do sistema.

Backup

Outra atitude igualmente importante é manter os seus dados salvos em um backup. Assim, mesmo que os outros portões de segurança falhem, você terá uma cópia dos arquivos importantes em um lugar seguro. Por isso, prefira o backup em nuvem. Além de não ter os inconvenientes dos backups físicos, que podem quebrar ou simplesmente se perder, eles podem ser acessados de qualquer lugar com conexão à internet – desde que você tenha a senha, claro.

Comportamento na rede

Uma dica um pouco óbvia, mas de muita importância, é manter-se vigilante sobre o que você acessa, clica ou para quais sites fornece seus dados. É extremamente importante entender que, se você der as permissões necessárias, o hacker vai conseguir burlar um sistema de proteção muito bem construído.

Portanto, utilize variações de suas senhas e habilite a autenticação de dois fatores. Pode parecer chato, mas é uma camada extra que é capaz de salvar os dados de sua empresa. E, claro, não clique em nada que pareça suspeito.

A jornada não é curta. Porém, os resultados oferecem mais segurança para que sua empresa possa crescer sem dores de cabeça. A Support conta com mais de 20 anos de experiência e centenas de casos de sucesso e clientes satisfeitos, além de uma extensa lista de certificações dos maiores fornecedores de serviços de informática.

Para otimizar sua segurança, fale com a gente!

Compartilhe

Conteúdo relacionado

Microsoft Copilot

Microsoft Copilot para área jurídica: A automação completa da rotina legal com IA

O setor jurídico, por sua própria natureza, lida com um vasto volume de documentos, prazos rigorosos e a necessidade constante …

Copilot para RH

Microsoft Copilot para RH: Como a IA está transformando a Gestão de Pessoas

O cenário de gestão de pessoas está em constante evolução, com forças de trabalho cada vez mais diversas e dinâmicas, …

Microsoft Intune, Microsoft Defender, Microsoft Pureview, Microsoft Entra ID, Microsoft Security

Criando um ecossistema de segurança integrado usando as ferramentas Microsoft Security

A segurança digital é um desafio crescente para as organizações modernas. Com o aumento das ameaças cibernéticas, é vital que …

Microsoft Security

Guia completo do Microsoft Security: Máxima proteção para sua empresa 

Em um mundo onde as ameaças cibernéticas estão em constante evolução, a segurança da informação precisa ser tratada como prioridade …