Nos últimos dias, temos ouvido muito sobre o ataque hacker que, segundo as autoridades, pode ter provocado o vazamento das conversas do ministro Sérgio Moro.
Não é correto afirmar que os responsáveis pelo ataque usaram recursos técnicos e conhecimentos gigantescos. Na verdade, a técnica usada é bastante rudimentar, e poderia ser utilizada contra qualquer um de nós. Como se precaver?
Uma excelente alternativa (e barata) neste caso é habilitar uma técnica chamada de autenticação de duplo fator. Segundo o Wikipedia,
“Autenticação por dois fatores oferece identificação aos usuários através da combinação de dois componentes diferentes. Esses componentes podem ser algo que o usuário sabe, algo que o usuário possui ou algo que é inseparável do usuário. Um bom exemplo da vida cotidiana é a operação de saque em um terminal bancário de auto-atendimento. Apenas a combinação correta do cartão (algo que o usuário possui) e da senha (algo que o usuário sabe) permite a operação ser completada.”
Nos casos mais comuns, a grande maioria dos serviços de internet fornecem a possibilidade de utilizar a autenticação de duplo fator através do celular, seja por um programa gerador de código para confirmação, seja por envio de SMS. A técnica já diminui consideravelmente a chance de um ataque hacker obeter sucesso, simplesmente porque adiciona outar porta de segurança a qual ele deve ter acesso.
Abaixo, uma lista de alguns serviços muito utilizados e como habilitar a autenticação de dois fatores neles:
Gostaria de habilitar autenticação de dois fatores na sua empresa e precisa de ajuda? Fale conosco!