Devido os avanços da tecnologia móvel, nossos comportamentos e hábitos têm mudado muito. Outra diferença perceptível é na maneira como nos relacionamos, especialmente as profissionais. Por exemplo, nos dias de hoje, as empresas fecham negócios com clientes por meio de laptops e escritórios portáteis, sem falar de tablets e smartphones oferecendo suporte adicional.
O outro lado disso é que os mesmos recursos que tornam os dispositivos móveis tão importantes para empresas e para os funcionários, são aqueles atraentes para os cibercriminosos. Por isso, segundo a Pesquisa de riscos em segurança de TI Corporativa 2016 da Kaspersky Lab e B2B International, 51% das empresas concordam que o aumento do número de dispositivos usados em suas organizações faz com que o gerenciamento da segurança desses aparelhos seja mais difícil.
Por esse motivo, o gerenciamento de dispositivos móveis agora é muito mais do que apenas permitir que os funcionários usem seus próprios aparelhos. Trata-se de criar uma rede de segurança com todas essas tecnologias móveis que equilibre o que os funcionários precisam para fazer seu trabalho com as necessidades da empresa para manter seus dados seguros.
Nas últimas décadas, os softwares criados para invadir sistemas e computadores, conhecidos como malwares, despertavam a atenção apenas pelas eventuais dores de cabeça que causavam até sua definitiva eliminação. As equipes de TI das empresas já tinham um modus operandi definido para agir caso fossem alvo desses ataques. Entretanto, os ataques cibercriminosos se desenvolveram muito nos últimos anos, vitimizando empresas que não estavam preparadas para eles. E o prejuízo, muitas vezes, é incalculável.
Conforme a pesquisa Kaspersky Lab, intitulada “O fator humano na segurança de TI: como os funcionários estão deixando os negócios vulneráveis de dentro para fora”, 54% dos negócios tiveram informações vazadas porque funcionários perderam dispositivos. E 48% dos incidentes de cibersegurança foram resultado direto do descuido de funcionários, superando a perda ou roubo de dispositivos que contribuíram apenas com 37% dos incidentes.
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Não importa o tamanho da empresa, existem fatores-chaves indicados para gerenciar o uso de dispositivos móveis, separados a partir de quatro pilares:
• Usuários:
Como sempre, é importante saber como seus funcionários estão usando os dispositivos. A equipe comercial pode ter necessidades completamente diferentes da financeira. Ao entender quem faz o que e onde, você pode começar a construir um diagnóstico mais sólido sobre as tecnologias móveis.
• Dispositivos:
Os dispositivos permitidos em sua organização determinarão uma grande parte da sua política de segurança. Certifique-se de que eles refletem não só as necessidades e desejos dos funcionários, mas o que os clientes provavelmente almejam.
• Programas:
Ao analisar programas, você nem sempre consegue o que deseja. É importante atingir esse equilíbrio entre o que os empregados querem usar e o que mantém sua organização segura. Essa parte do gerenciamento é importante para assegurar sua estrutura de segurança.
• Infraestrutura:
Mudar é uma das únicas premissas no território da TI. Certifique-se de criar flexibilidade suficiente no seu plano para explicar o crescimento e a mudança inevitáveis, tanto na sua organização como no mundo da tecnologia.
Fonte: ComputerWorld