O volume de dados gerados todos os dias em uma empresa é imenso. Por mais que os funcionários tenham uma rotina organizada é muito comum que em algum momento falte espaço nos hardwares e o trabalho fique prejudicado. Nessas horas, a equipe de TI pode tomar duas medidas: resolver o problema momentaneamente, investindo em novos hardwares para aumentar a capacidade de armazenamento; ou buscar uma solução definitiva, a longo prazo. Para esta segunda opção, o armazenamento na nuvem se apresenta como a melhor alternativa.
A capacidade de armazenamento de arquivos em nuvem é ilimitada. Esse recurso atende tanto os pequenos negócios, quanto às grandes organizações. Funciona assim: os provedores do serviço mantêm o hardware e o software disponíveis na internet, enquanto o usuário o alimenta e o utiliza de acordo com suas necessidades, por meio de uma aplicação web. O acesso é feito por meio de uma conta, com login e senha, como em uma rede social, por exemplo.
A grande vantagem de guardar seus arquivos na nuvem é a escalabilidade. Conforme falamos no início deste artigo, em algum momento do seu trabalho vai faltar espaço para arquivar suas informações e será preciso investir um grande capital em novas máquinas físicas. Mas se a empresa já tiver adotado a cloud computing, bastará apenas alocar mais um disco e aumentar o espaço disponível, de forma prática e barata.
O armazenamento na nuvem facilita – e muito – o trabalho cotidiano da empresa. Ele permite o acesso móvel das informações. Ou seja, se um funcionário for atender um cliente em outra cidade, ou outro país, não precisará se preocupar em carregar um computador com todos os arquivos. Basta ter uma conexão à internet para acessá-los, no momento em que precisar.
Um dos pontos que mais geram dúvidas nos usuários quando se fala em cloud computing é quanto à segurança das informações arquivadas. A verdade é que não há com o que se preocupar. Os provedores de serviços garantem a integridade dos dados, com robustas tecnologias de backup, criptografia e recuperação. A seguranca dos dados é outro ponto que pode gerar economia para a empresa, já que com a nuvem, não haverá necessidade de investir em sistemas de proteção.