– Dificuldades da empresa
A ferramenta utilizada até então estava defasada. A equipe de TI atendia muitos chamados para a manutenção das caixas de dados dos usuários, como limpeza ou transferência de e-mails para arquivos, e solicitações de restauração de backups por conta da exclusão de e-mails importantes por parte dos usuários. Esses problemas eram decorrentes da falta de espaço nas caixas de e-mails, que variavam entre 250 Mb, 500 Mb e 1 Gb. Também havia dificuldade para administrar o backup, que precisava ser executado internamente.
– Solução implantada
Após o detalhamento das necessidades técnicas, a solução implantada foi o pacote de serviços 360º em Microsoft Exchange Online. A plataforma utiliza a tecnologia na nuvem e permite o trabalho em conjunto, de forma inteligente, e oferece recursos avançados, como proteção de dados, proteção de e-mails, painel de segurança e arquivamento e retenção.
– Resultado
A Spheros ganhou mais segurança, expansão e facilidades para a administração. Houve uma considerável melhora no fluxo de trabalho da equipe de TI, que não precisa mais dedicar muito tempo ao atendimento dos usuários. As caixas de e-mails têm agora 25 Gb de espaço. A solução permite que os usuários acessem seus documentos de fora da empresa, de forma transparente, pelo outlook ou pelo portal web, enquanto atendem um cliente, por exemplo. A compra de licenças para novas contas é feita com apenas alguns cliques, de forma muito ágil.
– Avaliação
“O investimento em infraestrutura e licenças seria alto (para a renovação dos sistemas), então optamos pela nuvem. Apresentamos cases de sucesso com essa tecnologia para a direção da empresa. Concluímos que era mais seguro manter tudo no banco na nuvem do que ter uma estrutura interna. Nosso trabalho hoje é cadastrar usuários, gerenciar licenças e listas de e-mails basicamente. Podemos focar nosso tempo em novos projetos e melhorias para a empresa.” Marcos Karpinski, coordenador de TI da Spheros.
– Conheça a Spheros
O foco do Grupo Spheros desde a sua fundação, em 2005, são os sistemas de climatização para veículos de transporte de passageiros. A história da empresa no Brasil inicia em 2001, com a fundação da Webasto Climatização do Brasil S/A, resultado da joint venture entre a Tutto Ar e a Webasto Bus Products.
Em 2006, duas grandes corporações financeiras da Alemanha adquiriram uma divisão da companhia com maior experiência em tecnologia de climatização do mundo, a Webasto Bus Products, e a transformaram no Grupo Spheros.